Barra Funda, Ubatuba e Caieiras: relembre acidentes aéreos registrados em SP
Nos últimos três anos, o Estado de São Paulo tem registrado uma série de acidentes envolvendo aeronaves de pequeno porte
Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira, dia 7. O acidente resultou na morte do piloto e do copiloto, além de deixar seis pessoas feridas.
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Nos últimos três anos, o Estado de São Paulo tem registrado uma série de acidentes envolvendo aeronaves de pequeno porte, além do grave acidente da VoePass, que causou 62 mortes. Abaixo, relembre alguns dos casos:
Março de 2023
Há dois anos, em 17 de março de 2023, um helicóptero caiu na mesma região onde ocorreu o acidente desta sexta-feira, deixando quatro vítimas fatais. A Avenida Marquês de São Vicente, local da queda do avião, fica a pouco mais de 2 km do local onde o helicóptero se acidentou em 2023.
Na ocasião, a aeronave colidiu com uma árvore de aproximadamente 15 metros de altura, entre as ruas Padre Luís Alves Siqueira e James Holland, e atingiu uma empresa desativada. As vítimas foram o piloto João Intorne Neto, de 32 anos, e os passageiros Antônio Cano dos Santos Júnior, de 42, Caio Lúcio de Benedetto Moreira, de 30, e Wellington Palhares, de 28.
Janeiro de 2024
Após 12 dias de buscas, a Polícia Militar de São Paulo encontrou, em 12 de janeiro de 2024, os destroços de um helicóptero que havia decolado no dia 31 de dezembro de 2023 do Aeroporto Campo de Marte, com destino a Ilhabela, no litoral norte do Estado.
A aeronave foi localizada em Paraibuna, no Vale do Paraíba, a cerca de 125 km da capital. Todos os quatro ocupantes morreram: o piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, o empresário Raphael Torres, de 41, a comerciante Luciana Marley Rodzewics Santos, de 46, e a filha, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20.
Agosto de 2024
O acidente mais grave do ano passado ocorreu em agosto de 2024, quando um avião da VoePass caiu, matando 62 pessoas. O ATR 72-500, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), mas perdeu o controle e caiu em um condomínio de chácaras em Vinhedo, no interior de São Paulo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) atribuiu o acidente à perda de controle em voo e à formação de gelo.
Outubro de 2024
A aeronave colidiu com um morro e pegou fogo após o impacto. A empresa Abaeté Aviação confirmou a morte dos cinco ocupantes: o comandante, o piloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico.
Novembro de 2024
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no interior de São Paulo, em 1º de novembro.
Segundo informações preliminares, o leme de uma aeronave atingiu a hélice da outra, causando danos significativos a ambas.
Janeiro de 2025
No dia 9 de janeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do Aeroporto Estadual de Ubatuba durante uma tentativa de pouso, atravessou a cerca e explodiu na orla da Praia do Cruzeiro.
O Cessna Citation 525 CJ1, pertencente à família Fries, importantes fazendeiros de Goiás, tentou pousar em uma pista com quase 300 metros a menos do que o recomendado para condições de pista molhada.
O piloto, Paulo Seghetto, morreu no acidente, enquanto os quatro passageiros — Mireylle Fries, seu marido, Bruno Almeida Souza, e seus dois filhos — ficaram feridos.
Na noite de 16 de janeiro, um helicóptero caiu em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, mas só foi encontrado na manhã do dia 17.
A aeronave transportava quatro pessoas: a menina Bethina Feldman, de 12 anos, seus pais, André Feldman e Juliana Elisa Alves Maria Feldman, e o piloto Edenilson de Oliveira Costa. O casal foi encontrado morto próximo aos destroços, enquanto a menina e o piloto sobreviveram.
