Após desabamento, estação Pinheiros tem túnel pronto
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
Dois anos e seis meses depois do desmoronamento que deixou sete mortos e 212 pessoas fora de suas residências, a futura estação Pinheiros do Metrô começa a ganhar forma.
Os dois túneis - o que passa por baixo do rio Pinheiros e o que segue em direção à avenida Faria Lima - já tiveram o fundo do piso concretado, assim como o poço central, que sofreu o acidente. O corpo da estação está em construção.
A expectativa do Consórcio era concluir a obra no fim deste ano. Devido ao acidente, o cronograma irá atrasar pelo menos um ano.
No dia do acidente, seis pessoas que passavam próximo ao local da construção morreram: motorista, cobrador, dois passageiros de um microônibus e dois pedestres. A outra das sete vítimas era o motorista de um caminhão que prestava serviço para o Consórcio Via Amarela.
A estação Pinheiros é considerada uma das mais importantes do projeto de 11 contempladas pela Linha Amarela do Metrô. Ela será responsável pela integração com a linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
De acordo com o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da obra, a Linha 4 tem 25 canteiros de obras (frentes de trabalho) e em maio, 80% da obra física estava pronta.
O túnel que passa por baixo do rio Pinheiros e segue até a estação Butantã já está todo concretado. Na estação Pinheiros, a plataforma de embarque está em construção.
A estação Butantã está praticamente pronta, iniciando a fase de acabamentos. As escadas rolantes já foram instaladas.
Em direção à estação Faria Lima, o túnel também está praticamente finalizado. O contrapiso para a colocação dos trilhos está em fase de construção.