Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aplicativo para segurança pública desenvolvido pela Procempa será testado pela Brigada Militar

O aplicativo Hórus NG, desenvolvido pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), começará a ser testado pela Brigada Militar em Porto Alegre no mês de março. A ferramenta, baseada em inteligência artificial para identificação e análise de placas, amplia o monitoramento do Cercamento Eletrônico, plataforma da Procempa de segurança pública que […]

24 fev 2025 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

O aplicativo Hórus NG, desenvolvido pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), começará a ser testado pela Brigada Militar em Porto Alegre no mês de março. A ferramenta, baseada em inteligência artificial para identificação e análise de placas, amplia o monitoramento do Cercamento Eletrônico, plataforma da Procempa de segurança pública que integra câmeras, aplicativos e inteligência para combate ao crime.

Foto: DIVULGAÇÃO / Porto Alegre 24 horas

A presidente da empresa, Letícia Batistela, destaca o desenvolvimento do Hórus NG como um passo significativo na modernização das estratégias de combate ao crime em Porto Alegre. "Nossa missão é desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que tragam impactos positivos para a cidade, e o Hórus representa exatamente isso: mais eficiência, agilidade e, acima de tudo, mais segurança para a população", ressalta.

"Segurança pública não é feita só com a integração em operações, mas também com o compartilhamento de tecnologias. Desta forma, a Prefeitura de Porto Alegre também está disponibilizando esse instrumento, que reverte na segurança da população", destaca o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

O treinamento para utilização do Hórus foi realizado em 13 de fevereiro, no Centro Integrado de Operações e Emergências da Brigada Militar (Copom). O supervisor técnico da Procempa, Marcio Scherer, apresentou o aplicativo a 15 oficiais e esclareceu dúvidas sobre seu funcionamento.

Scherer destaca que o Cercamento Eletrônico, com aproximadamente 450 câmeras fixas espalhadas por Porto Alegre, ganha maior alcance com o Hórus NG. "A criminalidade aprende a evitar câmeras fixas, mas, com o Hórus, qualquer agente pode monitorar em tempo real, fazendo com que o aplicativo fortaleça o Cercamento ao ampliar a capacidade de monitoramento e possibilitar um efeito surpresa", diz.

A diretora de Planejamento e Políticas de Segurança da Smseg, Gabriela Veríssimo, ressalta que o Cercamento Eletrônico já contribuiu para uma redução de 88% nos casos de roubos e furtos de veículos em Porto Alegre, e o aplicativo Hórus vem para complementar essa iniciativa. "Nosso objetivo é compartilhar o aplicativo, que auxilia muito na recuperação de veículos roubados e furtados na Capital. A ideia é desenvolver um trabalho colaborativo com a Brigada Militar para aprimorar o Hórus", afirma.

Sobre o aplicativo - Desenvolvido no Procempa SmartLab, o laboratório de inovação da companhia, o Hórus NG transforma a câmera do celular em um dispositivo de monitoramento capaz de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados, clonados ou em situação irregular. O aplicativo classifica os alertas por cores aos policiais: vermelho para casos criminais, amarelo para administrativos e verde para veículos regulares. Em caso de irregularidade, o agente pode criar um alerta no Cercamento Eletrônico, enviando dados, foto e localização do veículo para a plataforma.

A posição dos agentes também é compartilhada com o Cercamento Eletrônico a cada 10 segundos, permitindo a identificação dos policiais mais próximos para abordagem. Mensagens de texto com detalhes da ocorrência são enviadas diretamente aos agentes.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade