Antigo prédio do Detran em SP encerra atividades na sexta
Hermano Freitas
Direto de São Paulo
Após dois anos de discussões e atrasos no cronograma, o prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, localizado em frente ao Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, encerra suas atividades nesta sexta-feira, depois de 50 anos. No local, passará a funcionar o Museu de Arte Contemporânea.
Para compensar a mudança, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) projeta a instalação de duas outras novas sedes do Detran: uma no Shopping Aricanduva, na zona leste, e outra no Shopping Interlagos, na zona sul.
De acordo com Gilson Pereira da Silveira, assessor da diretoria do Detran, a unidade d oDetran, a unidade no centro, localizada na avenida do Estado, nº 900, já é capaz de absorver toda a demanda do antigo prédio do Ibirapuera.
Sobre o investimento, ele afirmou que ainda não há uma soma dos recursos empregados, mas que o governo já gastou R$ 9 milhões com a mudança e R$ 2,8 milhões com a informatização do sistema de registro e licenciamento de carros e habilitação de condutores.
Segundo a SSP, serão contratados 1.733 funcionários, sendo 159 para a capital. Os serviços de lacração, relacração para veículos zero quilômetro e de vistoria para os que precisam trocar de placas continuam a ser realizados na unidade do Ibirapuera até o final do ano.