Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

AGU pede que Meta remova conteúdos de venda de materiais para produção ilegal de bebidas

Perfis comercializam lacres, tampas, rótulos e garrafas

5 out 2025 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
AGU solicitou à Meta a remoção de conteúdos no Instagram que promovem a venda de materiais para falsificação de bebidas alcoólicas ilegais, estabelecendo prazo de 48 horas para ações e preservação de provas.
Crise do metanol: veja como estão bares em São Paulo após casos de intoxicação:

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou neste domingo, 5, que pediu, por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), para que a Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook, realize o bloqueio e remoção de conteúdos e grupos que vendem produtos para a produção ilegal de bebidas alcoólicas, como lacres, tampas, rótulos e garrafas.

O órgão deu 48 horas para que a empresa informe quais medidas foram adotadas para identificar e moderar os conteúdos ilegais. Também foi pedido para que provas, como registro de publicações, autores e mensagens, sejam preservadas. 

De acordo com o comunicado, a medida foi tomada após uma reportagem da BBC News Brasil mostrar a existência de uma rede clandestina de venda de materiais utilizados na falsificação de bebidas com substâncias tóxicas, como o caso do metanol.

“Os anúncios oferecem produtos de marcas conhecidas e até falsos ‘selos da Receita Federal’, com entrega em todo o País e venda em larga escala para grupos e comunidades com milhares de participantes”, escreveu a AGU.

Em boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de sábado, 4, o Brasil já registrou 14 casos de intoxicação por metanol, com duas mortes. Ainda há outros 181 casos em investigação.

Os agentes estavam fiscalizando um estabelecimento comercial na Vila Santa Maria quando o veículo encostou para descarregar a mercadoria
Os agentes estavam fiscalizando um estabelecimento comercial na Vila Santa Maria quando o veículo encostou para descarregar a mercadoria
Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade