Brasil chega a 14 casos confirmados por intoxicação com metanol, diz ministério
País tem 181 notificações em investigação; São Paulo concentra 162 delas
Brasil registra 14 casos confirmados e 181 em investigação por intoxicação com metanol, com uma morte confirmada, enquanto o governo adquire medicamentos para tratamento.
O Brasil chegou a 195 notificações de intoxicação por consumo de bebida alcoólica contaminada com metanol, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado, 4. Os dados consideram registros informados até as 16h (horário de Brasília).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Do número total de casos, 14 estão confirmados e 181 em investigação. O Estado de São Paulo concentra o maior número de notificações, com 162 casos entre confirmados e suspeitos.
O balanço do Ministério da Saúde contabiliza apenas uma morte confirmada e 12 suspeitas de intoxicação por metanol no Brasil todo (sete em São Paulo, três em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul). O Governo de São Paulo, porém, já confirmou uma segunda morte por intoxicação.
Ainda no balanço da tarde deste sábado, o Ministério da Saúde apontou os primeiros casos em investigação notificados por Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí.
Nesta manhã, o ministro Alexandre Padilha anunciou, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a compra de 2.500 doses de fomepizol, medicamento específico para esses casos, junto a um fornecedor do Japão.
"O ministério já firmou a aquisição e a previsão de chegada desse outro antídoto é na próxima semana. Teremos aqui no Brasil, além do etanol farmacêutico já garantindo tratamento, também o fomepizol. É um estoque estratégico", explicou Padilha.
O ministro informou ainda que o governo adquirirá etanol farmacêutico, outro antídoto para esses casos. Além das 4.300 ampolas já em posse do País, mais 12 mil unidades da indústria nacional serão entregues na próxima semana, enquanto negocia a compra de outras 60 mil.
