PUBLICIDADE

Chuvas de verão provocam quase 700 quedas de árvores em SP

9 jan 2015 - 11h40
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Tempestade derrubou árvore no bairro Cambuci, no centro
Tempestade derrubou árvore no bairro Cambuci, no centro
Foto: Edson P. Menezes / vc repórter

O Centro de Controle Operacional Integrado da prefeitura de São Paulo registrou 71 ocorrências de queda de árvores na última quinta-feira, devido ao forte temporal que atingiu a cidade. Desde o dia 29 de dezembro, quando um vendaval provocou 326 casos semelhantes, a capital paulista já soma quase 700 árvores derrubadas.

Siga o vc repórter no Twitter

Até o dia 28 de dezembro, 1.743 quedas de árvores foram contabilizadas na cidade, número semelhante ao registrado em 2013, quando caíram 1.861. No ano passado, foram realizadas mais de 95 mil podas e 13 mil remoções de exemplares das ruas.

A chuva de ontem, por volta das 18h, atingiu 40 milímetros em menos de 40 minutos, uma quantidade expressiva, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). As regiões mais afetadas foram centro, Vila Prudente, Ipiranga, Vila Mariana, Pinheiros, Barra Funda e Butantã. Na última quarta-feira, São Paulo registrou 71 milímetros de chuva, o equivalente a 27% da média de 262 milímetros esperada para o mês inteiro.

Entre os prejuízos do temporal estão o desabamento de dois hangares no Aeroporto de Congonhas, derrubado pelas fortes rajadas de vento. Algumas aeronaves ficaram danificadas. O terminal de ônibus Bandeira, um dos principais da capital, localizado na região central, foi fechado por meia hora devido a uma enchente. Em toda a cidade, foram observados 21 pontos de alagamentos em ruas e avenidas, sendo que dez delas ficaram intransitáveis para os automóveis.

SP: chuva deixa pedestres, motoqueiros e motoristas ilhados:

A chuva também deixou semáforos apagados. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 105 aparelhos apresentaram falhas durante o temporal, 29 deles por falta de energia elétrica e 76 por necessidade de manutenção. Nesta sexta-feira, pela manhã, 83 semáforos estavam sem funcionar, sete deles ainda por falta de energia e o restante por falta de manutenção.

Colaboraram com esta notícia os leitores Augusto Santos, Paulo Peixoto, Tiago Vasconcellos e Edson P. Menezes, de São Paulo (SP), e José Antônio Mendes dos Santos, de São Leopoldo (RS), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade