AM: desmatamento ilegal ameaça tribo Awá, diz ONG britânica
A Survival International, organização defensora dos povos indígenas sediada em Londres, informou nesta terça-feira que há mais provas de que o desmatamento ilegal na Amazônia coloca em risco a segurança da tribo Awá, tida como a mais ameaçada do mundo.
Amazônia: o ouro verde em extinção
No comunicado divulgado, a Survival assinala que uma recente pesquisa da Fundação Nacional do Índio (Funai) trouxe à tona provas de que este desmatamento ilegal ameaça seriamente os Awás. Há três semanas, agentes do governo confiscaram equipamentos que eram usados para desmatar a região habitada pela tribo, sendo que outras provas também mostram que a atividade ilegal continua sendo realizada a menos de 6 km de onde o grupo está, acrescentou a Survival.
"O que estão fazendo? Se destruírem a floresta, vão nos destruir", afirmou um membro da tribo, segundo o comunicado. De acordo com a ONG, a Funai indicou que os Awás já se sentem muito ameaçados e, inclusive, sentem medo de sair para caçar.
A Survival International iniciou uma campanha para salvar esta tribo há quatro meses. O Ministério da Justiça brasileiro já recebeu mais de 32 mil mensagens de pessoas que pedem a proteção desta tribo indígena, concluiu a nota.