Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil quase teve um Papa, em 1978 Conclave elegeu Cardeal de Fortaleza

Cardeal de Fortaleza que foi eleito Papa pelo Conclave em 1978 não assumiu o posto, e assim o Brasil quase teve o primeiro líder da Igreja Católica

7 mai 2025 - 19h05
Compartilhar
Exibir comentários
Brasil quase teve um Papa, em 1978 Conclave elegeu Cardeal de Fortaleza
Brasil quase teve um Papa, em 1978 Conclave elegeu Cardeal de Fortaleza
Foto: Reprodução/ CNBB / Contigo

O próximo conclave que decidirá o novo líder da Igreja Católica contará com a presença de sete cardeais brasileiros, todos com direito a voto — e também elegíveis ao cargo de papa. Embora o Brasil, país com o maior número de católicos do mundo, nunca tenha tido um papa, houve uma ocasião em que isso quase aconteceu. Em 1978, o cardeal brasileiro dom Aloísio Lorscheider chegou a receber os votos necessários para assumir o trono de Pedro, mas recusou o posto, citando motivos de saúde.

A situação ocorreu após a morte de João Paulo 1º, que ficou apenas 33 dias no pontificado. Dom Aloísio, então arcebispo de Fortaleza, obteve dois terços dos votos necessários, conforme relatado pelo escritor Frei Betto. No entanto, recusou o cargo, alegando fragilidade física por ter passado por oito pontes de safena. Com sua decisão, os votos foram redirecionados, em parte com ajuda do próprio Aloísio, que teria articulado o apoio de cardeais latino-americanos e africanos para eleger Karol Wojtyla, o polonês que viria a se tornar João Paulo 2º.

Lorscheider continuou exercendo papel de destaque na Igreja. Além de arcebispo de Fortaleza e de Aparecida, ele foi presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do Conselho Episcopal Latino-Americano. Nomeado cardeal em 1976 pelo papa Paulo 6º, ele era reconhecido por sua habilidade de articulação e perfil progressista. Faleceu em 2007, dois anos após a morte de João Paulo 2º, vítima de falência múltipla dos órgãos, aos 83 anos.

BRASILEIRO FAVORITO PARA SUCEDER FRANCISO 

Hoje, um dos nomes brasileiros que surge como possibilidade para o novo papado é dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e membro do seleto C9, grupo de nove cardeais que assessoram o papa Francisco. Desde 2016 no Colégio Cardinalício, ele é considerado um dos possíveis papáveis, tendo sido citado pela imprensa francesa como uma das apostas para suceder o atual pontífice. Apesar da visibilidade, dom Sergio tem evitado tratar do assunto publicamente.

Em entrevista recente, o cardeal brasileiro demonstrou humildade diante da expectativa em torno do conclave. "Nesse momento, não temos muito a dizer sobre o conclave, temos o que falar sobre o papa Francisco. O conclave está nas mãos de Deus", afirmou. E completou: "Certamente, o Espírito Santo irá conduzir os cardeais eleitores que nos ajudará a tomar a decisão que for a que Deus quer para a igreja."

Dom Sergio da Rocha -
Dom Sergio da Rocha -
Foto: Arquidiocese de Salvador / Contigo
Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade