PUBLICIDADE

Sobe para 69 nº de mortos por erupção de vulcão na Guatemala

Autoridades contabilizaram 69 vítimas fatais, e identificação dos corpos pode levar semanas.

5 jun 2018 - 07h27
(atualizado em 6/6/2018 às 23h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo subiu para ao menos 69 pessoas, segundo balanço do Instituto de Ciências Forenses (Inacif) da Guatemala divulgado na noite desta segunda-feira (04/06). Ao menos outras 46 pessoas foram registradas como feridas.

Bombeiros e policiais tiveram de interromper resgate devido à fumaça e às cinzas expelidas pelo vulcão
Bombeiros e policiais tiveram de interromper resgate devido à fumaça e às cinzas expelidas pelo vulcão
Foto: DW / Deutsche Welle

O diretor do Inacif, Fanuel Garcia, comunicou que apenas 17 das 69 vítimas fatais já foram identificadas. Garcia explicou que as autoridades estão tentando identificar os corpos por meio de testes de DNA e outros métodos científicos. Ele acrescentou que a falta de eletricidade na região torna as buscas praticamente impossíveis durante a noite.

"Há corpos que chegaram queimados, alguns com características irreconhecíveis", disse Garcia ao explicar a dificuldade na tarefa de reconhecimento. O especialista reconheceu que a identificação em alguns casos "pode levar semanas, enquanto são preparados métodos científicos em instalações apropriadas para proteger os corpos" .

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, David de León, comunicou o registro de 46 pessoas feridas e acrescentou que 3.271 moradores das proximidades do vulcão tiveram de deixar a região devido ao fluxo piroclástico - areia, cinzas e colunas de fumaça. León detalhou também que os afetados pela erupção e as cinzas somam mais de 1,7 milhão de pessoas num raio de 260 quilômetros.

O Congresso da Guatemala declarou estado de calamidade nos três departamentos próximos ao Vulcão de Fogo: Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango. A medida permitirá ao governo federal realizar trabalhos de resgate e de recuperação das regiões afetadas.

O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em violenta erupção no domingo, cobrindo vilarejos próximos de cinzas incandescentes e lava, dando pouco tempo aos residentes para fugir.

O Instituto de Sismologia guatemalteco anunciou que o vulcão, de 3.763 metros de altura, está voltando à atividade normal, mas advertiu que as ravinas, de até 80 metros de profundidade, estão cheias de matéria vulcânica, e não excluiu a ocorrência de uma nova erupção.

Veja também:

Top Político: Governo focado em fiscalização de desconto sobre diesel:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade