Parceria entre 99Pay e Unico reforça a segurança das contas digitais
Integração com a maior rede de verificação de identidade da América Latina garante mais proteção aos usuários sem complicar a experiência
A segurança em transações digitais tornou-se prioridade para empresas e usuários no Brasil. Com o crescimento exponencial dos pagamentos instantâneos, o setor financeiro vem investindo cada vez mais em tecnologia para proteger os dados dos clientes. Segundo o Banco Central, as fraudes no Pix causaram prejuízos de R$ 4,9 bilhões em 2024, com média mensal de notificações ultrapassando 390 mil casos. Para reforçar a proteção da sua plataforma, a 99Pay, conta digital da 99, firmou uma parceria com a Unico, a maior rede de verificação de identidade da América Latina.
A tecnologia escolhida pela 99Pay usa biometria facial e a Prova de Vida (Liveness) para validar a identidade dos usuários. O sistema funciona principalmente no momento da abertura de contas, quando é preciso garantir que a pessoa que está criando o cadastro é realmente quem diz ser. Além disso, a validação também é usada em situações específicas, como transações com valores mais altos, mudança de dispositivo ou alteração de dados pessoais.
"A autenticação de identidade pelo reconhecimento facial é o principal meio para garantir a titularidade das contas de clientes", explica Luis Zan, Head de Avaliação de Risco e Prevenção a Fraudes da 99Pay. "Escolhemos a Unico por ser líder de mercado, e validar com 100% de certeza 9 a cada 10 brasileiros da população economicamente ativa. Fizemos uma validação completa da nossa base de milhões de faces para garantir que ela fosse saudável e assegurar a melhor experiência ao usuário."
Tecnologia desenvolvida para o público brasileiro
A Unico atua há 18 anos no Brasil e está presente em 23 setores da economia. A empresa desenvolveu uma tecnologia que funciona mesmo em cenários de conectividade limitada, o que é importante para alcançar usuários em diferentes regiões do país.
"A tecnologia de verificação de identidade da Unico foi construída para ser inclusiva desde o primeiro acesso", afirma Guilherme Ribenboim, Head da Unico Brasil. "A nossa Prova de Vida, por exemplo, exige apenas um movimento natural do rosto, sem etapas complexas, e funciona bem, mesmo em cenários de conectividade limitada."
Para muitos usuários, a 99Pay é a porta de entrada para a primeira conta digital. Por isso, a empresa busca equilibrar segurança com simplicidade no processo de cadastro.
Integração em cinco dias
A integração dos sistemas aconteceu em cinco dias úteis. Depois disso, a empresa realizou o reprocessamento da sua base de usuários, validando 99% das contas existentes. Este trabalho confirmou que os processos de segurança da 99Pay estão alinhados com as regulações do Banco Central.
"Integrar à plataforma da Unico em cinco dias úteis e já validar 99% da base da 99Pay com 100% de certeza mostra a maturidade e a robustez da nossa tecnologia", explica Ribenboim. "A rapidez não significa superficialidade, mas uma operação com infraestrutura preparada para escalar, fruto de mais de 18 anos de experiência no Brasil, um dos mercados líderes em fraudes no mundo".
A Unico já realiza mais de 1 bilhão de autenticações por ano e, com isso, evita a perda de mais de R$ 23 bilhões em fraudes.
Segurança que é parte do dia a dia
A biometria facial evoluiu significativamente nos últimos anos e se tornou cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Segundo uma pesquisa recente da Unico, 44% dos consumidores confiam mais na biometria do celular do que em senhas. O que antes exigia processos complexos hoje acontece de forma rápida e natural.
"A biometria facial melhorou significativamente a segurança do ciclo de vida do cliente", destaca Zan. "É uma fricção aceita e entendida pelo público como uma necessidade para a própria garantia. É uma segurança para ambos os lados."
Segundo Ribenboim, o desafio está em transformar o que poderia ser visto como uma barreira em algo natural. "No fim das contas, o que poderia ser uma barreira vira justamente o oposto: uma jornada simples, segura e fluida, que amplia e facilita o acesso ao sistema financeiro."
Na prática, a verificação de identidade funciona como uma camada de proteção para evitar que terceiros consigam acessar contas de outras pessoas. Quando o sistema identifica alguma transação atípica, o usuário precisa validar sua identidade antes de prosseguir com a operação.