Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O criador do Slack critica a perda de produtividade causada pelo que ele chama de trabalho "falso"; por exemplo: uma reunião para preparar outra reunião

O empreendedor, especialista em produtividade, chama tarefas como realizar uma reunião para se preparar para outra de "trabalho falso"

8 dez 2025 - 07h09
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Stewart Butterfield, cofundador e ex-CEO do Slack, um aplicativo onde funcionários e gerentes em diferentes locais podem se manter conectados, compartilhar e se comunicar, está muito atento, graças ao seu trabalho, a como as pessoas passam seus dias de trabalho. E o que ele observou coincide com o que muitos estudos têm destacado, inclusive outros executivos: o tempo gasto em reuniões.

Butterfield falou recentemente no podcast de Lenny e afirmou que "atividades hiper-realistas que simulam trabalho são superficialmente idênticas ao trabalho... Mas, na verdade, são trabalho falso, e são muito sutis". Butterfield cunhou esses dois conceitos após observar o tipo de trabalho envolvido na transformação de startups em grandes empresas.

O empreendedor cofundou a plataforma de compartilhamento de fotos Flickr em 2002, atuando como seu CEO por vários anos. Em 2009, ele criou e liderou a gigante Slack, avaliada em US$ 26,5 bilhões (cerca de R$ 140,7 bilhões).

Segundo a Fortune, ele mantém um perfil discreto desde que deixou a empresa em janeiro de 2023. Mas costuma compartilhar insights interessantes sobre produtividade.

Trabalho "falso" e trabalho valioso

Graças às suas décadas de experiência no mundo dos negócios, ele dividiu a produtividade do trabalho em duas categorias: atividades hiper-realistas, semelhantes ao trabalho, que ele considera trabalho "falso", e trabalho valioso que fomenta a inovação e consolida o sucesso.

Como fundador de duas startups, Butterfield testemunhou em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Elon Musk dobra sua aposta na IA: "trabalhar será opcional"

Nem Holanda, nem Espanha: o país com melhor equilíbrio trabalho e vida pessoal da população sequer fica na Europa e é cheio de praias

"O que Trump vai dizer agora?" Sócia de site de apostas inusitadas é a bilionária não herdeira mais jovem do mundo

Android banido no front: por que o exército de Israel agora exige que seus oficiais usem apenas iPhone

Segurança em primeiro lugar: como o Google Workspace protege seus dados de negócios na nuvem (e para quem a criptografia é ideal)

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade