Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atenção! Técnicos e auxiliares de enfermagem do RS vão aderir a greve nacional

Sindisaúde-RS anuncia paralisação a partir de sexta-feira para exigir implementação do piso salarial e promove ato nesta quarta-feira

27 jun 2023 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

Técnicos e auxiliares de enfermagem da base do Sindisaúde-RS decidiram aderir à greve nacional da categoria durante uma assembleia extraordinária realizada na tarde de segunda-feira. A paralisação está prevista para iniciar na sexta-feira, dia 30, e tem como principal objetivo buscar a implementação do piso salarial nacional para a classe, independentemente da carga horária de trabalho.

Foto: Reprodução/Rede Social / Porto Alegre 24 horas

O encontro dos profissionais de saúde do sindicato lotou o Centro de Eventos Barros Cassal. Nesta quarta-feira, estão programados atos da categoria em todo o país. Em Porto Alegre, uma caminhada terá início às 11h, partindo do Largo Glênio Peres, no Centro, com concentração duas horas antes. Em julho de 2022, o Congresso promulgou a Emenda Constitucional 124, que estabeleceu o piso salarial nacional para a enfermagem.

No entanto, em agosto de 2022, a aplicação da lei que estabelecia o piso salarial foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de falta de definição da fonte de recursos para os pagamentos na área da saúde pública. Recentemente, o STF retomou o julgamento do caso, que está em andamento no plenário virtual e deve ser concluído até sexta-feira, podendo ser interrompido caso haja pedido de vista ou destaque.

Em maio deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o PLN 5/2023, que destinava R$ 7,3 bilhões para o custeio do piso salarial da categoria. No entanto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) argumenta que os recursos previstos são insuficientes, pois estudos demonstram um impacto financeiro de R$ 10,5 bilhões apenas no âmbito municipal. Diante da demora no pagamento do piso, o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien, ressaltou a necessidade de mobilização da classe trabalhadora para garantir o cumprimento dos valores estabelecidos.

Com a informação Portal Leouve.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade