PUBLICIDADE

As 3 habilidades de pessoas com alta 'inteligência emocional' no trabalho

Quem se sente estagnado na carreira apesar da dedicação pode revisar alguns comportamentos-chave, indicam estudos.

4 jul 2020 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários
Faz 25 anos que Daniel Goleman publicou o livro 'Inteligência Emocional', que deu origem a um novo campo de investigação científica
Faz 25 anos que Daniel Goleman publicou o livro 'Inteligência Emocional', que deu origem a um novo campo de investigação científica
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Quando publicou seu livro Inteligência Emocional, há 25 anos, Daniel Goleman ganhou fama com uma ideia até então desconhecida: as habilidades de uma pessoa não se medem apenas pelo seu coeficiente intelectual.

Considerado um novo paradigma, o livro, que foi traduzido para 40 idiomas e vendeu 5 milhões de cópias, foi o início de um novo campo de investigação da psicologia que, desde então, tem tido repercussões em nível educacional e profissional.

Doutor em psicologia pela Universidade Harvard, Goleman é cofundador do centro Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) e codiretor do Consórcio para Pesquisa em Inteligência Emocional em Organizações, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos.

Em seu mais recente livro What Makes a Leader: Why Emotional Intelligence Matters, (O que faz um líder: porque a inteligência emocional importa, em tradução livre) é uma compliação de artigos publicados na Revista de Negócios de Harvard e outras publicações especializadas.

Uma das perguntas mais frequentes ao pesquisador é sobre quais são as características que fazem com que uma pessoa se destaque no trabalho.

Ainda que pesem fatores como o nível de conhecimento, o que realmente faz a diferença, garante Goleman, é seu nível de inteligência emocional, ou a habilidade para identificar e monitorar suas emoções pessoais e dos demais. E é essa a pedra angular de seu trabalho.

"As empresas olham cada vez mais pela lente da inteligência emocional ao contratar, promover e desenvolver seus funcionários", afirmou Goleman à BBC News Mundo, o serviço da BBC em espanhol. "Anos de estudo mostram que quando mais inteligência emocional tem uma pessoa, melhor será seu desempenho".

Goleman chegou a estabelecer que o conceito de inteligência emocional abrange 12 características essenciais para que as pessoas alcancem seus objetivos de desenvolvimento e tenham êxito em suas carreiras:

- Autoconsciência emocional

- Autocontrole emocional

- Adaptabilidade

- Orientação ao sucesso

- Visão positiva

- Empatia

- Consciência organizacional

- Influência

- Orientação e tutoria

- Gestão de conflitos

- Trabalho em equipe

- Liderança inspiradora

A reportagem perguntou ao pesquisador quais são as três habilidades mais poderosas desse grupo para quem procura sucesso no trabalho. E o psicólogo americano destacou: orientar-se ao sucesso, empatia e influência.

Orientar-se ao sucesso

"Eu escolheria a orientação ao sucesso, compreendida como a capacidade de seguir me esforçando para alcançar os objetivos apesar dos obstáculos e contratempos. Nos tempos atuais, isso parece muito importante", afirmou.

'As empresas olham cada vez mais pela lente da inteligência emocional ao contratar, promover e desenvolver seus funcionários', afirma Goleman
'As empresas olham cada vez mais pela lente da inteligência emocional ao contratar, promover e desenvolver seus funcionários', afirma Goleman
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Essa decisão de concentrar esforços nos seus objetivos implica desenvolver a capacidade de resiliência e adaptação diante de condições adversas e uma perspectiva positiva frente as circunstâncias para continuar avançando em direção à meta, explica ele.

Uma das maneiras de desenvolver esta habilidade, diz o investigador, é recordar-se constantemente da satisfação que irá sentir quando cumprir seus objetivos. Este pensamento é uma força que ajudará a seguir em frente.

E, além disso, esforçar-se para cumprir ou superar um padrão de excelência, recebendo positivamente os comentários que outras pessoas fazem sobre o seu trabalho.

Empatia

Para Goleman, a empatia se relaciona com a capacidade de se sintonizar com as necessidades e sentimentos das pessoas com quem você tem que interagir, seja no trabalho, com clientes ou com amigos. Trata-se de prestar atenção a outras pessoas e dedicar tempo a entender o que estão dizendo e como se sentem.

Por isso, é essencial desenvolver a capacidade de escutar e fazer perguntas. E, embora a empatia seja uma habilidade que exija tempo para ser desenvolvida, uma prática que pode ajudar é o hábito de "colocar-se no lugar de outra pessoa de uma maneira profunda", diz Goleman.

Influência

Esta habilidade se refere basicamente à capacidade de "transmitir seu argumento a pessoas-chave de uma maneira convincente, especialmente àquelas pessoas cujas decisões podem te ajudar a conseguir suas metas", explica o psicólogo.

Goleman propõe jogos de interpretação e dramatização para treinar a capacidade de influenciar as pessoas
Goleman propõe jogos de interpretação e dramatização para treinar a capacidade de influenciar as pessoas
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Uma boa técnica para desenvolver essa característica, diz Goleman, é simular esse tipo de situação com a dramatização. "Provavelmente a melhor maneira de melhorar esta habilidade é trabalhando com um instrutor ou companheiro de confiança."

Embora possa parecer incômodo a princípio, trata-se de praticar o convencimento de outra pessoa. Esse treinamento permite preparar-se para o momento real em que você precise aplicar seu poder de persuasão.

Quais são as armadilhas?

Algo bastante comum que costuma atrapalhar o desenvolvimento profissional, explica Goleman, é definir a inteligência emocional de uma maneira muito reduzida. Focar, por exemplo, em uma ou duas características da lista e deixar de lado a complexidade do conceito.

"Ao colocar toda a atenção na sua sociabilidade e empatia, por exemplo, você pode perder de vista todos os outros aspectos essenciais da inteligência emocional que podem lhe faltar, que lhe transformariam em um líder mais forte e efetivo."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade