Veja fotos do 1º casamento comunitário LGBTQIA+ de escola de samba
Nova tradição na carioca Império Serrano, evento teve exclusivamente casais homoafetivos nesta edição
A escola de samba carioca Império Serrano realizou seu 1º Casamento Comunitário LGBTQIA+ no último sábado, 24, na quadra localizada em Madureira. Ao todo, sete casais formalizaram a união em ação realizada em conjunto pela agremiação, o 16º Cartório Cível de Realengo, o Senac Madureira, o Hotel Carícia e a ONG Cupa.
Esta foi a quarta edição do casamento comunitário realizado pela agremiação, que até então só tinha contado com casais heterossexuais. "O casamento comunitário já virou uma tradição do Império Serrano, mas este é o primeiro voltado para a comunidade LGBTQIA+. É um compromisso da nossa administração olhar para toda a comunidade de Madureira, buscando aproximá-la da escola. Parabenizo os casais e desejo uma união repleta de amor, paz e saúde. Em breve, com certeza, teremos mais edições como essa", afirmou o presidente Sandro Avelar em nota publicada no perfil do Instagram da escola.
O casamento entre pessoas no mesmo sexo acontece no Brasil desde 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) alterou o entendimento do Código Civil de que a família só é formada por uma mulher e um homem. A partir da jurisprudência, as uniões entre pessoas do mesmo sexo foram permitidas e em 2013 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a resolução proibindo cartórios de se negarem a realizar casamentos homoafetivos.