Projeto ajuda meninas em situação vulnerável com futebol
Camila Estefano é gestora do “Em Busca de Uma Estrela”, projeto social que promove a profissionalização de meninas no esporte
Transformar a vida de jovens e adolescentes que queiram ser profissionais de futebol feminino. Esse é o propósito do projeto “Em Busca de Uma Estrela”, que tem como gerente geral Camila Estefano, ex-atleta de futebol feminino com passagens no Corinthians e Seleção Brasileira e administradora de empresas.
Na live semanal do Papo de Mina, Cam dá detalhes da iniciativa, lançada no final de junho, e que conta com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), investimento de um ano viabilizado pelo Instituto CADES (Instituto Cidadania Através do Esporte) e tem como embaixadora a atacante multicampeã Cristiane Rozeira.
Uma equipe multidisciplinar é responsável por selecionar meninas que queiram ser atletas profissionais, oferecendo oportunidade de desenvolvimento e crescimento por meio do futebol, com o propósito de usar o esporte como instrumento de transformação educacional e social para, assim, proporcionar a possibilidade de inserção no mercado esportivo. O projeto conta, por exemplo, com psicólogos, nutricionistas e fisiologistas presentes em determinados dias, conforme o calendário de seu planejamento
“A gente não enxerga somente o caminho da atleta no futebol, mas também caminhos adjacentes, por exemplo, ela pode estudar, ser fisioterapeuta do esporte ou trabalhar no marketing esportivo com a gente. Ela pode seguir inúmeros caminhos só com a gente estimulando todas essas questões”, destaca Camila.
Ela faz questão de reforçar que o "Em Busca de Uma Estrela" promove não apenas a profissionalização, como também a equidade de gênero, a inclusão social e o empoderamento feminino. A ideia é levar o âmbito profissional para perto da vida de garotas e impactar a área da educação e da saúde, bem como auxiliar no progresso da sociedade, além de trazer diversas oportunidades de desenvolvimento e de crescimento.
Os primeiros três meses do projeto consistem em seletivas, realizadas nas quatro regiões da grande São Paulo, com objetivo de trazer 120 garotas aos campos, divididas nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Após essa seleção, o projeto passa para a fase de treinamento e, em meio a esse período, que dura nove meses, é realizado o contato com clubes e com universidades para que, então, haja oportunidades profissionais e estudantis para as garotas.
“Eu acho que a gente também deve pensar no futebol feminino pelo lado de performance, parar de olhar um pouco só para causa e também olhar para a qualidade do futebol feminino, o potencial das meninas”, enfatiza a gestora.
As seletivas para o projeto terão início na última semana de julho e vão até setembro. Suas datas serão divulgadas em breve. Através do site www.embuscadeumaestrela.com.br já é possível se inscrever por meio de um formulário disponibilizado na aba de “peneiras”. Todas as informações de documentação também estão disponíveis na página.