PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Policiais atiram 96 vezes e matam homem negro em abordagem de trânsito nos EUA; vídeo

Registros das câmeras utilizadas pelos agentes foram divulgados na terça-feira, 9; quase cem tiros foram disparados em 41 segundos

10 abr 2024 - 19h28
(atualizado às 23h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Dexter Reed, um homem negro, de 26 anos, foi morto após policiais dispararem 96 vezes contra ele durante abordagem de trânsito nos Estados Unidos, no dia 21 de março
Dexter Reed, um homem negro, de 26 anos, foi morto após policiais dispararem 96 vezes contra ele durante abordagem de trânsito nos Estados Unidos, no dia 21 de março
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem negro, de 26 anos, foi morto após policiais atiraram quase cem vezes contra ele durante abordagem de trânsito nos Estados Unidos, no dia 21 de março. A vítima foi identificada como Dexter Reed. No total, os policiais dispararam cerca de 96 tiros em 41 segundos.  

Segundo informações preliminares das autoridades, o homem foi abordado por "supostamente não usar cinto de segurança".

Abordagem policial

Imagens das câmeras policiais, divulgadas na terça-feira, 9, mostram o momento da abordagem que ocorreu em um bairro residencial de Chicago. O incidente foi 'gravado' de diferentes ângulos. Em um deles, é possível ver o momento em que um agente da polícia se aproxima do carro e pede para Dexter obedecer aos comandos. 

“Abaixe a janela. Abaixe a janela”, diz a policial. Dexter inicialmente obedece, mas depois sobe o vidro. "O que você está fazendo? Não feche a janela. Não feche a janela!”, repete a policial enquanto puxa a maçaneta da porta do carro que parece estar trancada.

A agente, então, começa a gritar para que o motorista destranque as portas e saca a arma. Segundos depois, é possível ouvir um ruído, que seria um disparo, e inicia-se um tiroteio. De acordo com a polícia norte-americana, Dexter abriu fogo primeiro contra as autoridades, após se recusar a sair do carro.  

Rendição e morte

Após o tiroteio, Dexter Reed sai do veículo e cai no chão, de bruços, calçando apenas um sapato. “Não se mova! Não se mova!", gritam os policiais enquanto algemam a vítima e procuram por uma arma.“Não sei onde está a arma”, diz um agente. Posteriormente, eles usam uma lanterna para olhar no interior do veículo e localizam a arma no banco do passageiro.   

Dexter Reed sofreu vários ferimentos à bala e foi declarado morto. Um policial também foi ferido e levado ao hospital.

A família da vítima contesta a versão da polícia, questionando a quantidade de agentes para uma abordagem por ‘não usar cinto de segurança’ e o número de disparos feitos contra o motorista.

“Se eu estivesse nessa situação, ficaria apavorado. Eu não saberia como reagir a não ser para me proteger. Depois que ele levou um tiro… você adicionou mais munição na sua arma? Isso não é nada além de simples assassinato para mim", disse o tio de Dexter, Roosevelt Banks.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade