Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líder religioso é preso suspeito de fingir incorporar espíritos para abusar de mulheres no DF

Vítimas relataram à polícia que os abusos ocorriam em cerimônias religiosas, quando o investigado afirmava estar incorporando entidades

24 dez 2025 - 12h25
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Líder religioso Rafael Maia Carlos Fonseca foi preso no DF sob suspeita de manipular mulheres para cometer abusos sexuais durante rituais religiosos, segundo a Polícia Civil.
Líder religioso Rafael Maia Carlos Fonseca, de 49 anos, foi preso nesta quarta-feira, 24, sob suspeita de ter praticado crimes de violência sexual contra diversas mulheres
Líder religioso Rafael Maia Carlos Fonseca, de 49 anos, foi preso nesta quarta-feira, 24, sob suspeita de ter praticado crimes de violência sexual contra diversas mulheres
Foto: Divulgação/PCDF

O líder religioso Rafael Maia Carlos Fonseca, de 49 anos, foi preso nesta quarta-feira, 24, sob suspeita de ter praticado crimes de violência sexual contra diversas mulheres. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Deam I), da Asa Sul.

De acordo com as investigações, o homem, morador do Guará, aproveitava-se da fé e da confiança de mulheres frequentadoras de sua instituição religiosa para praticar abusos sexuais, utilizando como justificativa supostos rituais de purificação e lavagem espiritual.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas relataram que os abusos ocorriam durante cerimônias religiosas, ocasião em que o investigado afirmava estar incorporando entidades espirituais para legitimar os atos praticados.

"Segundo os depoimentos colhidos, os abusos aconteciam de forma gradual e progressiva, com toques indesejados e invasivos no corpo das vítimas, gerando situações de constrangimento, medo e sofrimento emocional", informou a Polícia Civil.

Suspeito usava religião para manipular vítimas, diz polícia

Conforme os investigadores, as condutas apuradas indicam que o autor se valia de sua posição de liderança religiosa para manipular psicologicamente as vítimas e cometer os crimes.

A operação policial teve como objetivo a responsabilização do investigado e a coleta de novos elementos probatórios que possam corroborar as denúncias já formalizadas, além de identificar outras possíveis vítimas.

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início a partir de relatos de diversas mulheres e da análise de provas reunidas ao longo do procedimento policial.

A PCDF informou ainda que a imagem do investigado foi divulgada, considerando a possibilidade de existirem outras vítimas que ainda não tenham formalizado denúncia. Mulheres que tenham vivenciado situações semelhantes são orientadas a procurar a Deam I, registrar ocorrência por meio da delegacia eletrônica ou comparecer à delegacia mais próxima de sua residência. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 197, com garantia de sigilo, destacou a delegada-chefe da Deam I, Adriana Romana.

O preso foi conduzido à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE). O Terra tenta localizar a defesa de Rafael Maia Carlos Fonseca.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade