Mulheres com deficiência atendem mães e bebês em área pública de acolhimento no centro de São Paulo
Espaço na Estação da Luz (CPTM) tem gestão do Instituto Jô Clemente e equipe formada por psicólogas e auxiliares; entrada é gratuita e sem agendamento; IJC também é responsável, desde 2018, pelo apoio técnico nas delegacias especializadas em crimes contra a pessoa com deficiência.
Duas psicólogas e duas auxiliares administrativas, todas mulheres com deficiência, atendem mães e bebês, de segunda a sexta, das 7h às 19h, no espaço maternidade gerenciado pelo Instituto Jô Clemente (IJC) e que funciona na Estação da Luz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no centro da cidade de São Paulo. O equipamento é comandado pelo governo de SP com a Secretaria de Políticas para a Mulher.
A gestão do IJC começou no último dia 18 de junho. A proposta é oferecer um ambiente seguro, acolhedor e funcional a quem usa o sistema ferroviário, com suporte essencial para amamentação e cuidados básicos, garantir direitos e apoio qualificado em um espaço público, fortalecer uma rede de proteção, impulsionar a inclusão e a acessibilidade.
A estação fica na Praça da Luz, n° 1 (abra o mapa).
Delegacias - Desde 2018, o Instituto Jô Clemente (IJC) é responsável pelo apoio técnico às delegacias especializadas em crimes contra a pessoa com deficiência, com equipe multidisciplinar, da qual fazem parte advogados, pesquisadores e assistentes sociais, psicólogas, intérpretes de Libras, profissionais administrativos e de limpeza, que trabalham juntos com a Polícia Civil, recebendo denúncias, pedidos de atendimento e todas a solicitações diárias da unidade.
Em dezembro do ano passado, a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, criada em junho de 2014 e vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP), foi transferida para Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o nome de 6ª Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa com Deficiência.
A unidade permanece na Rua Brigadeiro Tobias, n° 527, Térreo, no Centro da capital paulista. Contato pelos telefones (11) 3311-3383/80.
