Campeonatos de futsal, horta comunitária, cursos e espaço kids: como é nova unidade prisional de Robinho
Centro de Ressocialização de Limeira já teve até diretor da unidade premiado pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos presos
O ex-jogador Robinho foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira, uma unidade prisional que promove reintegração social através de projetos como horta comunitária, barbearia, espaço para crianças, cursos profissionalizantes e campeonatos internos.
O Centro de Ressocialização (CR) de Limeira (SP), unidade prisional para onde foi transferido o ex-jogador Robinho, condenado a 9 anos de prisão por estupro na Itália, foi inaugurado em 2001 e não recebe presos ligados a facções, adotando critérios rigorosos para admissão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para ser transferida para um Centro de Ressocialização, a pessoa presa não pode ter condenação superior a 10 anos, deve ser primária e não estar respondendo a outro processo. Também não pode apresentar indícios de participação em organização criminosa, quadrilha ou facção, não pode ter cometido faltas disciplinares e deve residir comprovadamente a uma distância de até 200 quilômetros da unidade prisional.
Robinho estava preso na P2 de Tremembé, conhecida como o “presídio dos famosos”, desde março de 2024. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que o ex-jogador deu entrada no CR nesta segunda-feira, 17, e que a transferência ocorreu após pedido de sua defesa.
Horta Comunitária
O Centro de Ressocialização de Limeira desenvolve, desde 2022, o projeto Horta Comunitária, que tem como objetivo capacitar os reeducandos no manejo de hortaliças. Parte da produção é destinada a entidades assistenciais cadastradas no Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).
A horta ocupa mais de 9 mil metros quadrados, área utilizada para o plantio de árvores frutíferas e para a manutenção de canteiros e estufas dedicados à produção de mudas.
Barbearia
Ainda em abril de 2022, alguns ambientes do CR passaram por reforma e a unidade prisional ganhou uma barbearia. A sala possui balcão, dois espelhos e duas cadeiras de cabeleireiros.
Espaço Kids
O Centro de Ressocialização de Limeira conta com um Espaço Kids que permite interação entre os pais e seus filhos. O ambiente fica aberto nos dias de visitação dos familiares aos reeducandos. A sala também conta com livros infantis para todas as crianças.
Diretor de unidade premiado
O diretor do Centro de Ressocialização de Limeira, Fernando Gonçalves Pedro, ganhou o prêmio Troféu Fumagalli 2023, na categoria Desenvolvimento Social, pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos presos.
A premiação tem como objetivo principal demonstrar o respeito ao ser humano, valorizando sua capacidade de criar ferramentas para um mundo melhor, revelando anualmente à sociedade, de forma tradicional, os destaques nas mais diversas áreas.
Pintura de prédios públicos
Um dos trabalhos que Fernando Gonçalves Pedro gere na unidade é o projeto Retribuir, que consiste na pintura de prédios públicos do município. Um dos locais pintados foi a Escola Municipal Waldemar Lucato, revitalizada durante o período de férias dos alunos, que rendeu à unidade uma moção de aplausos pela Câmara dos Vereadores.
Saúde
Na área da saúde, o CR recebe o apoio do município, que disponibiliza clínico geral, com atendimento uma vez por semana e odontologista diariamente. Além disso, a equipe de enfermagem desenvolve um trabalho preventivo, com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de ministrar vacinas, e realizar palestras abordando temas como prevenção e combate à tuberculose, controle do Diabetes, Colesterol e Triglicerídeos.
No ambiente prisional, as parcerias com entidades que fomentam a saúde emocional e espiritual são tão importantes quanto a saúde física, o trabalho e a educação para a recuperação do apenado. Assim, o CR trabalha também em conjunto com diversas entidades religiosas que oferecem assistência aos encarcerados, proporcionando o fortalecimento da fé e de esperança, segundo divulgado pela SAP.
Cursos profissionalizantes
A unidade prisional também oferece ensino regular e cursos de capacitação em parceria com Senai, Senac e Sebrae, ampliando a rotina educativa dos detentos.
Entre as formações já disponibilizadas estão: Assentador de Revestimentos Cerâmicos, Alvenaria Básica, Elétrica Residencial, Pintura Predial, Polimento Automotivo, Inspetor de Qualidade, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Metrologia Aplicada à Mecânica e Empreendedorismo.
Campeonatos de futsal
A unidade dispõe de uma quadra de futsal onde, duas vezes por ano, os detentos participam de um torneio interno conhecido como “Copa do Mundo”, no qual cada time representa um país. O diretor também autoriza que os reeducandos interrompam suas atividades laborais para assistir às partidas da Seleção Brasileira de futebol.
Em 2018, durante uma das partidas, a dupla sertaneja Edson & Hudson se apresentou na unidade prisional. O motivo para a apresentação dos artistas foi a final do 5º campeonato de futsal interno da unidade. O torneio foi realizado em parceria com o Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Criminais (CCvec).