Trem da linha 11-Coral de SP vai mudar formato de circulação
Medida tem como objetivo de garantir a segurança da operação após inspeções e identificação de desgastes da Ponte Ferroviária, em Suzano
Trens da linha 11-Coral da CPTM precisarão seguir por apenas uma linha para corrigir desgaste das pontes - quando a primeira for arrumada, a outra também será acertada. CPTM garante que não há riscos
Os trens da Linha 11-Coral da CPTM vão circular em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba, durante toda a operação comercial, a partir desta quarta (9). A medida tem como objetivo de garantir a segurança da operação após a equipe técnica identificar o desgaste da estrutura de uma ponte ferroviária, construída em 1907, localizada na região de Suzano.
A companhia iniciou o processo para contratar empresa para realizar a correção em todas as vias na ponte, iniciando pela 2 - que já está interditada. Neste momento, é realizada a retirada de amostras de solo em profundidade de até 25 metros, que serão analisados pela engenharia responsável. O prazo total - para contratação da empresa e conclusão das obras - é de cerca de 120 dias.
Com isso, nos horários de pico da manhã e tarde (das 4h às 9h e das 16h às 21h), os passageiros terão viagens entre as estações Luz e Suzano com intervalos médios de 7 minutos, além das viagens previstas no trecho Luz-Guaianases (loop interno), com intervalos de 3,5 minutos.
As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos de 22 minutos. Para auxiliar no deslocamento do passageiro durante horários de pico, haverá um "loop" interno entre as estações Jundiapeba e Estudantes, com intervalo de 11 minutos.
O passageiro terá que desembarcar em Suzano. Lá, para seguir sentido à Luz, deverá embarcar na plataforma 1. Já quem deseja ir sentido Estudantes, deverá escolher a plataforma 3.
Das 9h às 16h, as viagens entre as estações Luz e Suzano terão intervalo médio de 11 minutos, além das viagens já previstas nos trechos Luz-Guaianases (loop interno), com intervalos de 5,5 minutos. As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos de 22 minutos durante todo o dia.
Das 21h até o fim da operação comercial nos dias úteis e aos sábados, das 10h às 20h, as viagens do trecho Luz-Guaianases serão suspensas, permanecendo somente os loops entre Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos médios de 11 e 22 minutos, respectivamente.
Essas estratégias operacionais visam garantir maior fluidez no trecho de maior demanda, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% do volume total de passageiros da linha.
Sistema Paese
A CPTM também acionou o Sistema Paese para reforço no trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano durante os horários de pico em dias úteis. Para o embarque, serão distribuídas senhas nas duas estações. Dessa forma o passageiro pode voltar ao trem em Suzano ou Jundiapeba sem custo adicional.
Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, acontecem na Avenida Aurea Martins dos Anjos, em frente à estação, embaixo da cobertura.
A CPTM ainda disse que seus colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros.
