Tecnologia da 99 protege passageiras do início ao fim da corrida
Com IA e checagens constantes, a 99 oferece um ecossistema de segurança ativo para passageiras e motoristas mulheres
99 tem tecnologias que protegem as mulheres antes, durante e depois das viagens, sejam elas passageiras ou motoristas
Segurança não é um diferencial: é um direito. E é com base nisso que a 99 tem investido continuamente em soluções tecnológicas para proteger passageiras e motoristas mulheres em todas as etapas da corrida - do momento em que o app é aberto até depois do desembarque.
A atuação é baseada em um ecossistema sempre online, que combina tecnologia de ponta, checagem humana e inteligência artificial. Logo no cadastro, motoristas passam por validação rigorosa, com análise de documentos e selfies comparativas.
Depois disso, seguem monitorados constantemente com checagens periódicas, avaliação dos usuários e cruzamento de dados em tempo real para identificar comportamentos que sejam “fora do padrão”.
A 99 conta com inteligências artificiais exclusivas para a segurança das passageiras.
A Pítia, por exemplo, mapeia corridas em situações de maior vulnerabilidade, como viagens à noite, trajetos longos ou partindo de regiões com bares e casas noturnas, e direciona a chamada para motoristas mulheres ou homens mais bem avaliados da plataforma.
Já a IA Atena oferece uma camada de conscientização, enviando vídeos e textos aos motoristas antes do embarque das passageiras, orientando-os sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito.
Tudo isso somado ao botão de emergência e à possibilidade de compartilhar a rota em tempo real com contatos de confiança.
Esses recursos vêm gerando impacto direto na segurança das mulheres. No primeiro semestre de 2024, houve queda de 18% nos registros de assédio contra passageiras (por milhão de corridas) em comparação com o mesmo período de 2023.
A 99 também oferece iniciativas exclusivas para motoristas mulheres, como o botão 99Mulher, criado em 2022, que permite que elas aceitem apenas chamadas de passageiras.
Os avanços são especialmente relevantes quando se observa o cenário urbano. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, 69% das mulheres da Grande São Paulo e do Rio de Janeiro veem a caminhada como o meio mais arriscado de deslocamento.
Mesmo assim, 70% precisam caminhar mais de 20 minutos em seus trajetos. Isso leva muitas a mudarem rotas ou até desistirem de sair, com 61% delas relatando infelizmente já terem deixado de ir a algum lugar por receio.
É por isso que a 99 reafirma seu compromisso em oferecer uma opção de mobilidade acessível, segura e com foco na liberdade das mulheres. Somente em 2024, a empresa investiu R$ 50 milhões no desenvolvimento de novos recursos e aprimoramento das funcionalidades de Segurança, e para 2025, outros R$ 70 milhões serão investidos no setor.
Além da tecnologia, a empresa também aposta em campanhas de educação e conscientização, promovendo uma cultura de respeito e de proteção no trânsito urbano.
A segurança das mulheres começa com a escuta ativa, passa pelo investimento em inovação e se concretiza quando elas podem simplesmente sair de casa com tranquilidade. E é isso que a 99 busca entregar, todos os dias.