Stellantis testa troca de baterias em 5 min com a Ample
Parceria com startup americana estreia na Espanha e pode revolucionar o recarregamento de carros elétricos da Fiat e Citroën
Stellantis e Ample testam troca de baterias em 5 min com o Fiat 500e. Tecnologia pode ampliar uso de elétricos e reduzir a dependência dos sistemas de recarregamento lento
A Stellantis deu mais um passo rumo à eletrificação em larga escala ao anunciar uma parceria com a Ample, startup americana especializada em troca modular de baterias.
O projeto-piloto já está em operação em Madrid, na Espanha, com uma frota de táxis de Fiat 500e adaptada para usar a nova tecnologia, capaz de realizar a substituição completa da bateria em menos de 5 minutos.
A proposta elimina a necessidade de recarga convencional e mira justamente um dos maiores obstáculos para a adoção dos veículos elétricos: a ansiedade de autonomia.
Segundo as empresas, a troca funciona de forma automatizada e sem que o motorista precise sair do carro - basta parar o veículo dentro da estação. Em minutos, ele sai com uma bateria totalmente carregada.
Além da Fiat, outros modelos do Grupo Stellantis - incluindo marcas como a Citroën - também poderão receber a tecnologia futuramente. A plataforma da Ample é compatível com diferentes tipos de veículos, desde que tenham arquitetura adaptada.
Ainda não há previsão de expansão para outros mercados fora da Europa, mas a empresa afirma que está pronta para escalar a solução globalmente, inclusive em frotas corporativas.
O modelo de troca de baterias já é comum em países como China, onde a Nio é uma das líderes do segmento. Agora, com o peso de uma gigante como a Stellantis, o conceito ganha fôlego no ocidente. A ideia pode ajudar a derrubar barreiras logísticas e acelerar o crescimento da mobilidade elétrica.
