Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dez razões que explicam o sucesso das patinetes no Brasil

Whoosh, uma das marcas de mais sucesso, explica como o patinete elétrico pode ser mais rápido, sustentável e até prazeroso que outros modais

25 jul 2025 - 17h23
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Whoosh, marca de patinetes elétricas, tem se consolidado como uma solução eficiente e sustentável para o transporte urbano no Brasil

As patinetes elétricas da Whoosh, multinacional líder em micromobilidade urbana, já fazem parte do cenário urbano de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, e transformam o ato de se deslocar em experiências de liberdade, agilidade, colaboração, diversão, autonomia e prazer.

Com mais de 3,5 milhões de viagens realizadas no Brasil, o modal vem conquistando espaço ao combinar tecnologia avançada, praticidade e benefícios reais, até mesmo para a saúde.

Na correria do dia a dia, soluções que simplificam a mobilidade, reduzem o impacto ambiental e oferecem um respiro no meio da rotina são cada vez mais valiosas.

E quando tudo isso vem sobre duas rodas elétricas, o convite fica claro de que muitas vezes vale deixar o carro de lado. Sendo assim, a Whoosh elencou 10 motivos por que cada vez mais pessoas estão trocando o trânsito por uma forma mais leve, mais consciente e muito mais eficiente de circular pelas cidades.

  1. Chegue mais rápido e dê adeus ao trânsito

Em São Paulo, por exemplo, onde um percurso de 15 minutos pode se arrastar por uma hora, as patinetes oferecem a liberdade de se mover com fluidez e autonomia. Abrir o app, localizar o veículo e sair em poucos segundos é simples, não tem fila, espera ou tédio. Para trajetos curtos e médios, é uma das opções mais rápidas.

  • Faz bem pra saúde

    Andar de patinete elétrico melhora a ativação muscular, envolvendo braços, tronco e pernas. Essa atividade de baixo impacto é ideal para iniciantes ou pessoas com limitações físicas, além de ajudar no equilíbrio e coordenação motora. Andar ao ar livre ainda reduz níveis de estresse, melhora o humor e aumenta a exposição à vitamina D, essencial para a saúde óssea.

  • Tecnologia inteligente em duas rodas

    Não é só um patinete: é um veículo conectado à cidade. Elas enviam dados em tempo real à central sobre localização, uso e performance, permitindo manutenção preventiva, controle de velocidade de acordo com zonas e rastreamento instantâneo. A tecnologia também permite o controle de zonas de velocidade, ajustando automaticamente a velocidade em áreas como parques ou regiões com grande fluxo de pedestres, oferecendo mais segurança.

  • Diversão

    Nem todo mundo escolhe a patinete só pela praticidade - tem quem use porque é divertido. Sentir o vento no rosto, explorar a cidade com outro ponto de vista, de um jeito leve e diferente, às vezes, é o que mais atrai os novos usuários, especialmente os mais jovens. Vale lembrar: o uso é individual e exclusivo para maiores de 18 anos.

  • Seguro incluso, sem custo extra

    Cada corrida com a Whoosh já vem com seguro ativado - sem taxa adicional ou cadastro extra. Os patinetes também têm sensores que detectam quedas e monitoram velocidade conforme a área de circulação. Segurança não é extra: faz parte do pacote. Isso deixa a jornada mais tranquila, tanto para quem pilota quanto para quem cruza seu caminho.

  • Deslocar também pode ser prazeroso

    Com a patinete, você ganha liberdade e aprecia o trajeto: seja contornando um parque, seguindo junto ao leito do rio ou passeando pela sua avenida favorita. É uma pausa leve no ritmo urbano e uma maneira de se conectar com a cidade - até o trajeto mais simples pode virar um relaxante passeio.

  • Ajudar o planeta sem mudar a rotina

    Trocar o carro por uma patinete significa menos emissões. A operação brasileira da empresa já evitou mais de 580 toneladas de CO₂, resultado de pessoas que optaram por milhões de viagens já feitas por meio da micromobilidade elétrica.

  • Mais de um milhão de usuários no Brasil

    Confiança nasce na experiência. Com atuação consolidada em quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis), a Whoosh acumula mais de 3,5 milhões de corridas feitas por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. A adesão crescente reforça que o modal já provou ser eficiente e confiável.

  • Funciona 24 horas

    O app da Whoosh é intuitivo, leve e sempre disponível: permite desbloqueio, uso e finalização em poucos toques. Não importa se é madrugada ou domingo de manhã, o sistema está ativo. Para quem usa com frequência, há planos semanais ou mensais com desbloqueios ilimitados e tarifa fixa.

  • Você estaciona certo, no lugar certo

    A Whoosh exige que as corridas sejam finalizadas apenas em estações oficiais, todas claras no app, sempre localizadas em locais com movimento (praças, avenidas, ciclovias e áreas culturais) e claro, todas avaliadas e oficializadas pelos órgãos governamentais. Isso ajuda a manter a cidade organizada, respeito o pedestre e evita multas ou bloqueios. Vale lembrar: estacionar direito também melhora a reputação do usuário e pode dar bônus em outras corridas.

  • A Whoosh, marca de patinetes elétricas, tem se consolidado como uma solução eficiente e sustentável para o transporte urbano no Brasil
    A Whoosh, marca de patinetes elétricas, tem se consolidado como uma solução eficiente e sustentável para o transporte urbano no Brasil
    Foto: Divulgação
    André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
    Compartilhar
    Publicidade

    Conheça nossos produtos

    Seu Terra












    Publicidade