99 Moto é sinônimo de segurança em BH
Estudo aponta que a taxa de acidentes da 99 Moto é seis vezes menor que a média de sinistros com motocicletas em Belo Horizonte
Em BH, a 99 Moto prova que segurança é prioridade: taxa de acidentes é 6 vezes menor que a média de sinistros da cidade
Um levantamento feito pelo Instituto Cordial em parceria com a 99 comprovou que a 99 Moto vem se consolidando como uma alternativa segura de mobilidade em Belo Horizonte.
O estudo revelou que a taxa de acidentes envolvendo o serviço é seis vezes menor em comparação ao uso geral de motocicletas na capital mineira, mesmo diante do aumento no número de corridas. Em 2023, por exemplo, não houve registro de sinistros fatais em viagens realizadas pela plataforma.
“As análises mostram que a chegada da 99 Moto não intensificou a letalidade no trânsito em 2023, reforçando a importância de desenvolvimento tecnológico constante por parte das plataformas, mas também da necessidade de políticas públicas e intervenções viárias para a promoção da Visão Zero, com a ideia de que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e da segurança de todos os usuários da via, especialmente os motociclistas, que são aqueles que mais se envolvem e morrem em sinistros atualmente”, afirma o diretor de Operações do Instituto Cordial, Luis Fernando Villaça Meyer.
A pesquisa do Instituto Cordial utilizou informações da Prefeitura de Belo Horizonte, BHTrans, SENATRAN e da própria 99 para traçar um panorama completo do cenário local.
Além da tecnologia aplicada para reduzir riscos, a 99 investe continuamente em soluções de segurança. O app tem mais de 50 recursos para proteger passageiros e motociclistas parceiros, como monitoramento em tempo real, alerta de velocidade, detecção de direção perigosa, checagem de dados de usuários e central emergencial 24 horas.
“A segurança é um compromisso inegociável para a 99 e está em constante evolução por meio da implementação de novas ferramentas e muito mais. Em 2025, no departamento de segurança da 99, investiremos mais de R$75 milhões em novas funcionalidades, ferramentas e ações voltadas, principalmente, para segurança viária. A 99Moto não é um fator de aumento da sinistralidade, mas sim uma oportunidade de, por meio de tecnologia de ponta e gestão, oferecer um serviço que facilita a mobilidade urbana e contribui para um trânsito mais seguro e democrático. Este estudo é um convite à colaboração entre a iniciativa privada e o poder público para que, juntos, possamos construir um sistema de mobilidade verdadeiramente seguro para todos”, afirma o diretor de Qualidade e Segurança na 99, Igor Soares.