Um estudo analisou a potência dos faróis LED dos carros; a conclusão é aquela que todos os motoristas já conhecem
E o fato de os faróis estarem cada vez mais altos (porque há mais e mais SUVs) não ajuda a tornar as estradas mais seguras
Seja por ter um carro novo ou por ter trocado os faróis de um veículo mais antigo, esses acessórios são um dos upgrades mais valorizados. Você enxerga melhor, é visto melhor e isso faz muita diferença em termos de segurança na direção. Se a altura estiver correta e os faróis estiverem bem regulados, eles são uma maravilha — mas também pode acontecer o contrário: você acabar ofuscando alguém ou sendo ofuscado. E, aí, a segurança vai embora por alguns segundos.
O Department for Transport do Reino Unido publicou os resultados de um estudo sobre o ofuscamento causado por faróis LED. A conclusão? Eles representam um problema de segurança viária, alterando os hábitos dos motoristas britânicos.
Entre outubro de 2024 e o início de 2025, foram combinadas medições objetivas em condições reais com entrevistas feitas com 1.850 motoristas. Os resultados são contundentes: 97% dos entrevistados afirmam que se distraem com frequência e 96% dizem que o ofuscamento causado pelos faróis é um problema de segurança viária.
Para a análise objetiva, o DfT utilizou câmeras de luminância e combinou os dados com um algoritmo de aprendizado de máquina para identificar as variáveis envolvidas nos níveis elevados de ofuscamento.
Foi descoberto que existe uma forte correlação entre níveis mais altos de luminância e os relatos de ofuscamento nos veículos de teste (algo lógico, por sinal). Também se verificou que fatores da estrada influenciam, como dirigir em subida ou em curvas para a direita — momentos em ...
Matérias relacionadas