"Se usássemos apenas a cabeça, todos nós pilotaríamos motos de 20 cv": Motos esportivas de 200 cv estão fadadas ao desaparecimento
Motocicletas grandes de 200 cv para a estrada? O limite é 120 km/h, e o debate sobre se elas devem ou não ser proibidas por causarem acidentes foi reaberto
Os entusiastas de motocicletas são apaixonados por motores potentes, mas a segurança no trânsito pode não ser o melhor lugar para aproveitar tudo que eles têm a oferecer. Na Espanha, a DGT (Direção Geral de Tráfego) vem alertando há algum tempo que as motocicletas mais potentes não combinam com as ruas. Não é um debate novo: em 2009, surgiu a possibilidade de a União Europeia limitar a potência máxima a 100 cv, e agora vozes como a do veterano jornalista italiano Nico Cereghini voltam a colocar o foco no mesmo ponto.
Pere Navarro resumiu com uma frase que não passou despercebida: "Uma motocicleta de 200 cv e 200 quilos é feita para o circuito e, na estrada, apresenta um perigo especial. Todos devem estar cientes disso".
Ninguém vai proibir motos esportivas de 200 cv, por enquanto, mas... deveriam?
Isso não significa que algo vá mudar. Mas ele disse isso em março passado, na Conferência Internacional sobre Segurança Viária para Motocicletas, após analisar alguns números preocupantes: em 2023, 299 motociclistas morreram na Espanha, 45 a mais do que em 2022, um indicativo de que algo não está certo.
Três em cada quatro acidentes ocorreram nos fins de semana, metade deles por saídas de pista e com um perfil bastante específico: homens entre 35 e 54 anos, com carteira de motociclista há cerca de dez anos e pilotando motocicletas de grande cilindrada.
Esse padrão explica a preocupação. A DGT, além de medidas como cursos obrigatórios de direção segura ou mudanças no exame para ...
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