Renault Kwid é o último carro abaixo de R$ 80 mil no Brasil
Após aumento do Fiat Mobi, Renault Kwid Zen se torna o único carro novo com preço inferior a R$ 80 mil no país
O mercado de carros populares no Brasil enfrenta um novo marco em junho de 2025. O Fiat Mobi sofreu mais um reajuste e passou dos R$ 80 mil. Agora, apenas o Renault Kwid Zen continua sendo vendido abaixo desse valor, custando R$ 79.790.
Porém, esse cenário pode mudar a qualquer momento. Como o Kwid já teve dois aumentos recentes, bastaria um reajuste de R$ 210 para romper essa barreira histórica. Isso preocupa consumidores que buscam modelos mais acessíveis.
Apesar do preço mais baixo, o Renault Kwid Zen oferece apenas o básico. O motor 1.0 de três cilindros entrega até 71 cavalos de potência e 10 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas, como ainda é comum entre os modelos de entrada no Brasil.
Em segurança, o Kwid Zen não decepciona tanto. Ele vem com quatro airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas. Também possui luzes diurnas de LED e alerta de pressão dos pneus, que ajudam na condução diária.
No entanto, o modelo abre mão de itens de conforto e tecnologia. A versão Zen não possui rádio nem sistema multimídia. Os retrovisores e as maçanetas são pretos, o que reforça o visual simples da configuração de entrada.
Quem busca mais recursos precisa considerar versões superiores. Tanto o Kwid Intense quanto o Kwid Outsider oferecem mais equipamentos, mas também custam mais caro. O foco da versão Zen está em manter o preço o mais baixo possível.
Além do Kwid e do Mobi, o Citroën C3 é outro modelo com valor relativamente acessível. No entanto, sua versão mais simples parte de R$ 81.400, ultrapassando o patamar dos concorrentes. Mesmo assim, pode ser encontrado por R$ 73.900 em vendas diretas com desconto.
Esse cenário revela uma tendência preocupante para quem deseja um carro novo e acessível. Não há mais modelos com preço abaixo de R$ 70 mil, valor necessário para isenção total de IPI e ICMS no público PCD. Essa realidade dificulta ainda mais a compra com benefícios.
Diante de tantos aumentos seguidos, fica claro que o espaço para carros realmente populares está cada vez menor. O Kwid Zen é hoje o último exemplo dessa categoria no Brasil.