Por que os vidros dos carros possuem essas bolinhas pretas? Acredite: é tecnologia para salvar nossas vidas
O interior do veículo tem um monte de elementos de segurança passivos cuja função nós nem percebemos
Viajar de carro ou de trem implica olhar pelas janelas. Provavelmente, você não repara apenas na paisagem, mas também em todos os elementos do interior do veículo, sendo o mais próximo a borda dessas janelas. Um elemento comum no parabrisa do carro é uma borda preta com um padrão curioso de pontos que vão ficando menores à medida que as fileiras aumentam.
Não é tinta nem um elemento estético, mas algo que cumpre uma função técnica crucial para proteger a integridade do vidro. Esses pontinhos são chamados de frit band (ou frits) e constituem um dos elementos de segurança mais importantes desses veículos.
A ciência dos pontos pretos das janelas dos carros
Esses pontos não são tinta: é cerâmica assada em temperaturas altíssimas que se funde ao vidro durante a fabricação. O processo é bastante curioso: primeiro, aplica-se a pasta cerâmica preta ainda quente nas bordas do parabrisa. Depois, ela é assada junto com o vidro no processo de têmpera e curvatura.
É um elemento estrutural do vidro, o que implica em uma união permanente, que não se desgasta com o tempo. O motivo do padrão de pontos, conhecido como "matriz de degradado", também não é um capricho, mas uma solução para algo que poderia quebrar espontaneamente o parabrisa do carro.
O vidro preto absorve muito mais calor do que o transparente — algo que você pode comprovar facilmente em um dia ensolarado: a faixa preta vai estar a uma temperatura mais alta que o restante do vidro. Quando a temperatura é extrema, e em viagens ...
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