Pista de testes da BYD na China tem desafios insanos: piscina para carros, duna de 29 metros, trecho obstáculos e mais
Dunas indoor, carros anfíbios e tecnologia que desafia a física
O texto a seguir é uma tradução do relato em primeira pessoa de Javier Lacord, editor sênior do Xataka Espanha
O circuito parece saído do sonho de um engenheiro megalomaníaco:
- Uma duna gigantesca em um ambiente fechado.
- Uma piscina de 70 metros para carros, não para humanos.
- Uma pista de asfalto impecável e muito larga.
- Uma pista de obstáculos off-road com terreno irregular, colinas, cascalho...
A BYD batizou-a de Racing Track. Fica em Zhengzhou e a equipe do Xataka Espanha teve a oportunidade de conhecer (e testar): é muito mais do que uma pista de corrida, mas uma declaração de intenções do fabricante e um sinal nada subtil do papel que pretende desempenhar, não só na China, mas no mundo.
Trata-se de demonstrar constantemente a sua força, desafiando a Europa e os Estados Unidos para ver se conseguem acompanhar.
A duna do U8
A duna interior é o orgulho do complexo: 29 metros de altura, com uma inclinação de 28 graus e feita com mais de seis mil toneladas de areia do deserto de Alxa. O Guinness certificou-a como a maior duna interior do mundo.
O Yangwang U8, um SUV de luxo com quatro motores elétricos, foi incumbido de subir a duna. Naturalmente, um dos motoristas da própria empresa estava ao volante. Nas laterais da duna, dezenas de jornalistas aguardavam a subida, como crianças ansiosas por presentes na véspera de Natal.
Num dado momento, o motorista buzinou e pisou fundo no acelerador para subir a barreira de areia. Um tanque de cinco metros movendo-se com uma calma incomum. Sem ...
Matérias relacionadas
App Store Awards 2025: Apple divulga aplicativos finalistas da premiação