Os chineses inventaram uma scooter camper surrealista que parece uma Honda; ela tem 15 cv e uma cápsula onde dá pra dormir encolhido
Pode até parecer saída de um filme de ficção científica misturado com um canal de YouTube rural, mas é real. Não é meme, nem pegadinha. Há provas concretas.
Em julho de 2025, uma patente registrada revelou uma invenção tão estranha quanto real: uma scooter camper. Ela lembra bastante uma Honda PCX 125 ou 150, mas com uma cabine acoplada na traseira. A proposta é usar a moto não só para se locomover, mas também como uma espécie de abrigo portátil para acampar. A ideia de viajar com um motor 125 cc é questionável, mas, como dizem por aí, são coisas da China.
É da Honda? Oficialmente, não. Mas a aparência engana.
O projeto é de uma empresa anônima da região de Guangdong e traz uma releitura radical do conceito de mobilidade urbana. O que era um simples scooter para deslocamentos curtos pode virar uma microcasa sobre duas rodas. Uma solução portátil, curiosa e, no mínimo, criativa.
A estrutura, no entanto, parece mais voltada para servir de abrigo a uma criança, um pet ou, quem sabe, um adulto muito determinado a se encolher, mesmo sem muito espaço para as costas.
A moto camper chinesa surge em pleno auge da cultura camper. Nos últimos dez anos, a tendência das vans transformadas em casas sobre rodas ultrapassou todos os limites. Primeiro vieram as clássicas VW T3 e as Sprinter, depois as caravanas off-road 4x4.
Agora, a microcamperização chegou até às motos. Já vimos de tudo, desde carretinhas com cozinha e cama até estruturas dobráveis acopladas em uma Honda Gold Wing. Só ...
Matérias relacionadas
Exército de robôs move complexo de edifícios de 8.200 toneladas em Shanghai
Arquitetos incas dominaram técnicas que os atuais ainda não conseguem empregar
A China levou os mosquitos para outro nível: agora eles também roubam o PIN do seu cartão