Neta S Shooting Brake: essa perua linda estreia em breve
Enquanto no mercado brasileiro elas foram dispensadas, as stations seguem atraentes lá fora. Esta, por exemplo, tem chances de vir para cá
Enquanto as peruas sumiram do mercado brasileiro, lá fora elas ainda fazem sucesso. A Neta, que acaba de chegar ao Brasil, pode nos dar um "respiro" se lançar a linda S Shooting Brake, recém-apresentada lá fora, por aqui
Não dá para negar o fato de que as peruas desapareceram de nosso mercado - as últimas mais "populares" por aqui foram a Volkswagen SpaceFox, Fiat Palio Weekend e até mesmo a Renault Mégane GT.
Uma tristeza para quem curte esse tipo de carroceria - que ainda é tão comum nos Estados Unidos, Europa e na China.
Elas foram praticamente substituídas por SUVs. Mas ainda há algumas - concentradas no mercado premium. BMW, Audi, Porsche e Mercedes-Benz, todas marcas alemãs, ainda emplacam vez ou outra uma perua em solo brasileiro.
Mas agora uma nova possibilidade surge. A Neta Auto, que começa a vender oficialmente carros em nosso país nos próximos meses, apresentou esta semana na China uma station chamada S Shooting Brake, feita sobre a mesma plataforma do sedã chamado "S".
Com 4,98 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,48 m de altura e bons 2,98 m de entre-eixos, ela encanta pela estética e pelo espaço interno - são 593 litros de porta-malas com os bancos de trás levantados, que podem ir a 1.295 litros se eles forem rebatidos.
Conjunto de suspensões de primeira linha também será oferecido: braço duplo na dianteira e multibraços em sistema independente na traseira, com opção de sistema pneumático se o cliente preferir.
Lá fora, ela terá variantes híbridas e 100% elétrica. A híbrida tem conexão do tipo plug-in e irá unir um motor 1.5 a gasolina de 95 cv (que será usado como gerador para o motor elétrico em vez de um motor de tração) a um de 272 cv posicionado no eixo traseiro. Só no modo elétrico ela poderá rodar até 185 quilômetros.
Já as versões elétricas - possivelmente as que seriam escolhidas para nosso mercado, caso a Neta decida importar a perua para cá - têm motor único traseiro de 272 cv (com bateria de 64 kWh e autonomia de até 510 km no ciclo chinês) ou opção de dois motores, um em cada eixo, com 503 cv, bateria de 91 kWh e alcance máximo de 640 quilômetros.
Ficou com vontade? O que nos resta é esperar. Por enquanto, a Neta chega ao Brasil inicialmente com o hatch Aya, em setembro; depois com o SUV X, nos meses seguintes; e com o esportivo GT, em dezembro. Para 2025, a marca deve lançar outro SUV, maior, chamado L.
A linha S (seja na versão sedã ou na perua), portanto, seria algo a ser pensado para 2026.