Navio carregado de carros chineses parte à Europa com modelo que quer balançar o mercado dos SUVs de 30 mil euros
O Leapmotor B10 é um C-SUV 100% elétrico que já está a caminho da Europa para competir em um segmento muito complicado
A China tem um objetivo com sua indústria automotiva: inundar a Europa e outros mercados principais com seus carros. Sua principal aposta são os elétricos, mas as marcas chinesas (como SAIC, Geely, BYD e, claro, Xiaomi) estão se consolidando no Ocidente com todo tipo de motorização.
No final de 2024, outra se juntou à festa: a Leapmotor. Seu objetivo é competir no segmento de preços mais acessíveis e, para isso, se uniu à Stellantis. Agora, o primeiro navio carregado com os novos Leapmotor B10 partiu da China rumo à Europa.
E é uma aposta séria para atacar o segmento de SUVs elétricos urbanos de 30.000 euros (R$ 191 mil).
Stellantis 🤝 China
A Stellantis é um dos maiores grupos da indústria automotiva, mas, nos últimos anos, teve que enfrentar uma crise de imagem devido aos seus motores PureTech. Milhões de carros com motores potencialmente defeituosos resultaram em extensão de garantia (com o custo que isso implica para a marca) e queimaram milhões de euros em desenvolvimentos infrutíferos. Para tentar ganhar participação no mercado de elétricos, no final de 2023, a montadora investiu 1,5 bilhão de euros na companhia chinesa Leapmotor para ter 21% da empresa.
Com esse movimento, tornou-se acionista estratégica do grupo, mas as duas montadoras também criaram uma joint venture chamada Leapmotor International (Stellantis tem 51% e Leapmotor tem 49%), que dá à Stellantis direitos exclusivos para exportar, vender e fabricar produtos da Leapmotor fora da China.
Em poucas ...
Matérias relacionadas
"Em 5 anos restarão apenas 5 marcas": CEO da Xpeng é claro sobre o futuro dos carros chineses
Há mais de 20 anos a Renault fez uma escolha que parecia cara — mas que hoje gera uma baita economia
Volkswagen está aderindo a tendência cada vez mais comum: pagar assinatura para acelerar o carro