Muitas pessoas fazem isso sem pensar, mas abaixar o volume da música ao estacionar pode ser um sinal de que sua mente precisa de ajuda
Por que instintivamente abaixamos o volume da música ao estacionar? Esse reflexo bem conhecido, na verdade, esconde um mecanismo de concentração cerebral. Quando nos deparamos com uma tarefa complexa, nosso cérebro limita as distrações para otimizar sua atenção, como explica a especialista em neurociência Victoria Bayón.
Para muitos, estacionar é um "ritual" que consiste em abaixar o volume da música antes de entrar em um lugar mais ou menos difícil, depois de passar algum tempo tentando encontrá-lo. Não é apenas um hábito curioso, mas um gesto intimamente relacionado à forma como o cérebro humano otimiza o foco em momentos críticos. Segundo Victoria Bayón, especialista brasileira em otimização cerebral, a capacidade do cérebro de processar informações é limitada. Quando se trata de realizar uma tarefa difícil, como estacionar em uma vaga apertada, o cérebro precisa reduzir os estímulos para se concentrar totalmente na tarefa. Portanto, não é errado dizer que é preciso diminuir o volume para "enxergar melhor", por mais estranho que isso possa parecer.
Efeito da música e de outros estímulos em nossa atenção
A música pode parecer um simples som de fundo para criar uma atmosfera durante uma tarefa. No entanto, torna-se uma informação adicional que o cérebro precisa processar paralelamente à atividade principal. O esforço é maior ao ouvir músicas com letra, pois elas exigem mais do cérebro.
Quando estacionamos, nosso cérebro precisa concentrar toda a atenção, e a música, mesmo...
Matérias relacionadas
Nem China, nem Romênia: este é o país mais barato do mundo para fabricar carros