De solução a problema: Tesla vende apenas 100 carros na Índia em seis meses
Os carros elétricos representam cerca de 160.000 vendas por ano na Índia
Depois de anos de negociações para entrar no mercado indiano, a Tesla lançou o Model Y em julho com a esperança de alcançar um sucesso rápido. Mas o início da marca de Elon Musk na Índia está sendo "decepcionante". Desde julho deste ano, a Tesla vendeu pouco mais de 100 carros, segundo dados de concessionárias enviados à BBC.
Seriam 100 carros entregues de cerca de 600 pedidos, segundo a Bloomberg. É um número insignificante para uma marca que entrega esse volume de carros em apenas quatro horas no mundo todo.
Tarifas alfandegárias de até 100% do preço do carro
O problema era previsível. A Tesla não conseguiu contornar as tarifas indianas, que variam entre 70% e 100%, dependendo do país de origem. Isso elevou o preço inicial do carro ao equivalente a mais de R$ 340 mil. Com esse preço, o mercado automotivo indiano — amplamente dominado por modelos muito mais acessíveis — deixa apenas um número reduzido de clientes potenciais.
A empresa de Elon Musk planejava usar toda a sua cota anual de importação de 2.500 veículos. No fim, vai se contentar em importar apenas o necessário para atender esses 600 pedidos, concentrados em Mumbai, Délhi, Pune e Gurugram — as únicas cidades onde a Tesla abriu pontos de venda e oficinas.
Em um mercado de quase 4,5 milhões de carros por ano, as vendas da Tesla são muito baixas. E isso mesmo levando em conta que a fatia de elétricos na Índia é de 3,7% — cerca de 160.000 veículos. A maioria é de modelos de marcas nacionais de baixo custo, como ...
Matérias relacionadas