Companhias aéreas sempre permitirão que você leve um paraquedas no avião; o único problema é que é inútil
Em alguns filmes, já vimos passageiros de aviões comerciais saltando de paraquedas em caso de emergência É uma péssima ideia — mas sim, é possível que qualquer pessoa leve um paraquedas na cabine
Houve um tempo em que andar de avião era um luxo. Hoje, a experiência se parece mais com entrar numa lata com asas. Além disso, a organização nem sempre é das melhores e, apesar de ser um meio de transporte muito seguro, a ansiedade de voar pode fazer com que alguns passageiros considerem medidas extremas — como levar seu próprio paraquedas.
A resposta curta é: você pode. A longa: pode sim, mas com várias restrições e muitos motivos pelos quais isso nunca vai fazer parte do equipamento padrão de segurança a bordo.
Não é realista
Procurando informações sobre o assunto, chama atenção que as primeiras respostas mencionem que aviões comerciais não precisam de paraquedas porque são muito seguros e não há necessidade de que os passageiros saltem do avião em pleno voo. Pesquisando um pouco mais, dá pra encontrar razões totalmente lógicas para o fato de nem mesmo a tripulação usar paraquedas (por mais que isso apareça em alguns filmes).
A primeira coisa é que a altitude em que um avião comercial voa é muito, muito alta. Saltar de cerca de 10 quilômetros de altura não é só arriscado — mesmo que a pessoa esteja com uma máscara de oxigênio. A temperatura é tão baixa que o "remédio" pode acabar sendo pior que o problema.
Além da altitude, a velocidade também joga contra: é muito alta e transforma o salto em algo extremamente perigoso. Sem contar a pressão, que pode causar perda de consciência. E nem vamos entrar no mérito de despressurizar a cabine só pra poder pular…
Má ideia
Pra ...
Matérias relacionadas