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Xiaomi SU7: sedã vende em 9 meses sua meta anual de vendas

Primeiro carro da gigante empresa de tecnologia é tratado como sucesso: já foram mais de 130 mil entregas desde seu lançamento, em março

30 dez 2024 - 14h21
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Resumo
Marca chinesa celebra 130 mil unidades entregues do modelo, que foi lançado no primeiro semestre. Para 2025, empresa vai ampliar capacidade produtiva e lançar um novo modelo

A Xiaomi celebra neste final de ano números bem positivos: 130 mil unidades vendidas e entregues do sedã SU7, que foi lançado em março deste ano. Essa era a meta anual - ou seja, o número foi atingido três meses antes.

O SU7 foi lançado no dia 28 de março com preços entre 215.900 e 229.900 yuans (entre R$ 182 mil e R$ 195 mil, aproximadamente). Segundo a Xiaomi, foram 50 mil pedidos em menos de meia hora.

Vale lembra que a empresa teve alguns problemas de produção no início e muitos desses milhares de pedidos foram cancelados. Mas a empresa soube consertar a situação - e a capacidade produtiva de 20 mil unidades/mês foi atingida três meses depois, em junho.

O sedã fez sucesso na China e até em alguns países de fora, para onde foi importado. Algumas unidades chegaram a ser exportadas para os EUA - onde, por lá, ele se tornaria rival dos carros da Tesla, só que com preço muito mais atraente.

Segundo dados do China EV DataTracker, o SU7 emplacou 16.328 unidades apenas neste mês de dezembro.

E a promessa de sucesso deve continuar: a partir de 2025 a Xiaomi deve ampliacar a capacidade produtiva de sua fábrica para lançar uma variante ainda mais forte do modelo, chamada SU7 Ultra - com três motores e colossais 1.548 cv -, e o SUV YU7, que vocês já viram por aqui no Terra Mobilidade.

O SU7 é um bólido de 5 m de comprimento com 3 metros de entre-eixos (são 1,96 m de largura e 1,46 m de altura) criado para disputar mercado contra modelos da Tesla e também contra o Porsche Taycan.

A versão de entrada tem motor de 295 cv, tração traseira e bateria de 73,6 kWh, com autonomia de 700 quilômetros de acordo com o ciclo chinês; a topo de linha (que ainda não é a Ultra) tem tração integral, dois motores - que entregam 663 cv - e bateria de 101 kWh, que promete entregar um alcance de 830 km.

Xiaomi SU7 é um sedã elétrico que nasceu em 2024 para encarar carros elétricos esportivos, como o Porsche Taycan
Xiaomi SU7 é um sedã elétrico que nasceu em 2024 para encarar carros elétricos esportivos, como o Porsche Taycan
Foto: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Divulgação / Estadão
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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