VW já testa sistema híbrido flex dos novos Nivus e T-Cross no Brasil
Lançado recentemente na Europa, novo Volkswagen T-Roc vai emprestar sistema híbrido para os novos T-Cross e Nivus eletrificados no Brasil
O novo Volkswagen T-Roc está em testes no Brasil. Apresentada oficialmente em setembro do ano passado, a segunda geração do SUV foi flagrada pelo amigo Renato Maia, do canal Falando de Carro (@falandodecarro). Embora ainda não tenha previsão de chegar ao mercado brasileiro, o novo Volkswagen T-Roc deve servir como base para os dois novos SUVs híbridos flex que a marca alemã fará no Brasil a partir de 2027.
Volkswagen já testa sistema híbrido de 48V dos novos SUVs nacionais
Apesar da leve camuflagem, o novo T-Roc veio ao país para testar o seu novo sistema eletrificado, que oferece um conjunto híbrido de 48V associado ao motor 1.5 TSI de 150 cv, que será produzido em breve no Brasil em versão flex. Ambos equiparão os dois novos SUVs da Volkswagen, que são conhecidos internamente como as próximas gerações de T-Cross e Nivus.
Os modelos ficarão maiores e mais sofisticados, e podem até mesmo ganhar novos nomes. Eles serão feitos sobre a plataforma MQB Hybrid, que é uma atualização da MQB A1 utilizada pelo Golf de sétima geração, com arquitetura eletrônica e alguns componentes vindos da MQB Evo, além da preparação para receber sistemas eletrificados.
Conjunto híbrido será mais sofisticado do que o da Stellantis
Mais sofisticado do que o Bio-Hybrid de 12V dos Fiat Pulse e Fastback, o conjunto híbrido de 48V da marca alemã também equipa o novo Audi Q5 na Europa. Ele tem funcionamento mais complexo do que um híbrido leve convencional, com características de um híbrido pleno.
Isso porque ele gera 19 cv e também é capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico em algumas situações, como na saída de semáforos, estacionamento e pequenas manobras. A potência combinada deve chegar aos 170 cv, com 300 Nm de torque. Já o câmbio deve ser um automático convencional de oito marchas ou o automatizado de dupla embreagem DSG.
Novo T-Roc não veio à passeio, mas não será vendido no Brasil
O novo Volkswagen T-Roc não deve ser vendido no Brasil. Ainda assim, a camuflagem ajuda a esconder alguns detalhes do design do SUV derivado do Golf, que deve inspirar a dupla de SUVs nacionais da marca alemã. O primeiro a chegar ao mercado deve ser o Projeto Saga (VW 213), que deve ser posicionado acima do Nivus, a partir de 2027. Logo depois, será a vez do VW 223.