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Volkswagen vai lançar híbridos flex de todos os tipos no Brasil a partir de 2026

Montadora confirma produção do 1º híbrido nacional na fábrica da Anchieta com sistema HEV e nova plataforma MQB 37 do T-Roc europeu

2 nov 2025 - 12h07
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A Volkswagen confirmou nesta sexta-feira, 31, em grande evento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a eletrificação completa dos modelos da marca a partir de 2026 no Brasil e na América do Sul. A montadora vai oferecer todos os tipos de hibridização: modelos híbridos leves, híbridos completos e do tipo plug-in (recarregáveis).

A VW também confirmou a produção do 1º veículo com a nova plataforma MQB37 na fábrica Anchieta, com sistema de propulsão HEV flex. O sistema vai combinar motores a combustão e elétrico, tal como os Toyota Corolla sedã e Corolla Cross - e, em breve, o inédito Yaris Cross. No caso da marca alemã, o futuro modelo será baseado no novo T-Roc, recém-lançado na Europa.

Em anúncio na fábrica da Anchieta (SP), Volkswagen confirma modelos híbridos flex no Brasil a partir de 2026
Em anúncio na fábrica da Anchieta (SP), Volkswagen confirma modelos híbridos flex no Brasil a partir de 2026
Foto: Tião Oliveira/Estadão / Estadão

Com presença de lideranças globais da marca, entre elas o chairman executivo da Volkswagen América do Sul, Alexander Seitz, a cerimônia na Anchieta foi comandada pelo presidente e CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom. E teve a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Segundo Alckmin, o Brasil lidera o desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis sustentáveis no mundo. Além disso, ele destacou a importância de investimentos em novos sistemas de segurança. Dos R$ 2,6 bilhões liberados pelo BNDES para a Volkswagen, R$ 136 milhões são destinados à ampliação da oferta do sistema ADAS nos veículos da marca.

Todos os novos carros da VW a partir de 2026 terão versões eletrificadas
Todos os novos carros da VW a partir de 2026 terão versões eletrificadas
Foto: Tião Oliveira/Estadão / Estadão

Como serão os híbridos da Volkswagen

A principal novidade no T-Roc é justamente o sistema híbrido HEV, inédito na plataforma MQB37 (também chamada de "MQB Evo"). O conjunto combina o motor 1.5 TSI a um módulo elétrico, compressor de ar-condicionado elétrico e bateria de íons de lítio. Haverá duas versões, com 136 cv ou 170 cv de potência, e ambas com 31,2 mkgf de torque máximo.

Primeiro híbrido HEV flex da marca será feito na fábrica da Anchieta (SP) na plataforma MQB37
Primeiro híbrido HEV flex da marca será feito na fábrica da Anchieta (SP) na plataforma MQB37
Foto: Tião Oliveira/Estadão / Estadão

No Brasil, a base deverá dar origem às novas gerações de Nivus e T-Cross, além do futuro SUV médio que sucederá o Taos 2026. A plataforma MQB37 é ligeiramente maior que a atual MQB A0, também usada nos compactos Polo e Virtus. Por falar neles, haverá diferentes níveis de eletrificação. A dupla de entrada terá o sistema será o híbrido leve eTSI com bateria de 48 Volts.

Ainda em 2023, o JC antecipou que a Volkswagen produziria o motor 1.5 TSI Evo2 flex no Brasil. Além de substituir o veterano 1.4 TSI flex, o novo motor será a base dos futuros híbridos nacionais da marca alemã. Sua produção será na fábrica de São Carlos, no interior paulista.

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Estadão
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