PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Volkswagen Polo TSI: vale a pena comprar a versão manual?

Equipado com motor 1.0 turbo de 116 cv, novo Volkswagen Polo TSI ocupa o lugar que antes era do Polo 1.6 aspirado

3 nov 2022 - 06h00
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos 8 dias com o novo Volkswagen Polo TSI. Esta é a versão de entrada com motor turbo e ocupa, na linha Polo 2023, o lugar que era do Polo 1.6 aspirado na linha Polo 2022. O novo Polo TSI é a única versão turbinada com câmbio manual de 5 marchas (as outras são automáticas).

O que é novo – O motor 1.0 TSI é a principal novidade. Trata-se do TSI 170, que equipava o Volkswagen Up. Em relação ao antigo 1.6 aspirado, houve uma pequena perda de potência (-1 cv) com gasolina e com etanol).

O ganho de torque com gasolina compensa. Agora são 165 Nm (g/e) contra 155 Nm com gasolina e 152 Nm com etanol do antigo Polo 1.6.

Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Houve algumas modificações visuais e grande melhoria na oferta de equipamentos de segurança e conectividade. Um dos destaques são os novos faróis de led, que iluminam 130 m, contra cerca de 70 m dos anteriores.

O que nós gostamos – O conjunto motor-câmbio do Polo TSI 2023 ficou primoroso. Havia muitos fãs do Volkswagen Up TSI, mas o Polo TSI ficou ainda melhor. A entrega de potência e torque é suave e progressiva, com engates de marcha facílimos e ótima relação de câmbio.  

O que pode melhorar – A ausência de contagiros no painel digital é o grande pecado do Polo TSI. Seria muito melhor ter mantido o antigo quadro de instrumentos analógico, que tinha todas as informações e um computador de bordo eficiente. Há um indicativo de troca de marcha, mas ele não tem a mesma eficiência de um conta-giros. O painel digital é, na verdade, um Cavalo de Tróia.

Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Potência e KML – O motor 1.0 TSI 170 é menos potente do que o antigo 1.0 TSI 200, que foi abandonado pelo Polo e mantido apenas nos SUVs T-Cross e Nivus.

O novo motor 1.0 tem 109/116 cv de potência (g/e) e 165 Nm de torque. A potência máxima é entregue a 5.000 rpm e o torque máximo surge a 1.750 giros.

O Polo TSI tem baixo consumo: apenas 6,1 litros por 100 km na melhor medição. Com gasolina, ele faz 14,0 km/l na cidade e 16,4 na estrada. Com etanol, o carro faz 9,6 km/l na cidade e 11,5 na estrada. Números muito bons e melhores do que os das outras versões.

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,074 m

Largura: 1,751 m

Altura: 1,471 m

Entre-eixos: 2,566  m

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 52 litros

Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Veredicto – Vale muito a pena comprar o Volkswagen Polo TSI. O carro ficou mecanicamente primoroso nesta configuração de motor 1.0 turbo com câmbio manual. As suspensões são bem ajustadas e permitem um rodar macio, com pneus altos o suficiente para absorver algumas irregularidades do piso (185/65 R15).

Preços do VW Polo 2023

Polo MPI 1.0 - R$ 82.990

Polo TSI - R$ 92.990

Polo Comfortline AT6 - R$ 102.990

Polo Highline AT6 - R$ 109.990

Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade