Volkswagen Polo deve perder versões com a chegada do SUV Tera
Sucesso de vendas no Brasil, VW Polo terá foco em custo-benefício e focará nas versões mais procuradas; veja quais opções devem permanecer
O Volkswagen Polo terá mudanças em sua linha de versões em breve. Atual líder de vendas entre os carros de passeio no Brasil com 140.177 unidades emplacadas em 2024, o hatch compacto deve perder algumas configurações nos próximos meses. E o motivo é a chegada do inédito Volkswagen Tera, que será revelado oficialmente em março deste ano. Confira quais versões do hatch devem permanecer na linha 2026.
Lançada em 2017 e reestilizada em 2022 no Brasil, a atual geração do Volkswagen Polo pode ser encontrada em nove versões no configurador da marca alemã atualmente. São elas: Track, Robust, Rock in Rio, MPI, TSI, Sense, Comfortline, Highline e GTS. De todas essas, a versão Rock in Rio é uma edição especial com produção limitada, que conta apenas com unidades remanescentes em estoque.
Já a opção Robust é voltada à frotistas e está disponível apenas para vendas diretas, mas que deve sair de linha com a chegada do Tera. Vale lembrar que o novo modelo terá apelo de maior robustez e a suspensão elevada, que são os principais argumentos de vendas do Polo Robust. Por fim, a versão esportiva GTS sairá de linha em breve, com a chegada do novo Nivus GTS.
Restam, portanto, as versões Track, MPI, TSI, Sense, Comfortline e Highline. De acordo com uma fonte ligada à rede de concessionárias da marca, ao menos as versões Track e Sense estão confirmadas para a linha 2026 do Polo, que deve chegar às concessionárias até meados de março ou abril. Oficialmente, a Volks ainda não confirma o fim de nenhuma versão do Polo.
A atual configuração MPI deve deixar de ser oferecida, por oferecer quase o mesmo nível de equipamentos e por ter a mesma motorização da versão de entrada Track, mas custando mais caro (R$ 96.490 contra R$ 92.990). Já as opções TSI – que oferece opção de câmbio manual – e Comfortline devem sair de linha por conta da baixa procura.
A versão Sense, que é voltada ao custo-benefício e público PcD, oferece praticamente o mesmo pacote de equipamentos da versão TSI, mas já com câmbio automático de seis marchas e preço menor. A intenção da Volkswagen é evitar a sobreposição de versões do Polo, uma vez que o modelo tem vendas concentradas nas opções mais em conta.
Além disso, o novo Volkswagen Tera chegará ao mercado mirando justamente na faixa de preços na qual o atual Polo não vende tanto, acima dos R$ 110 mil. A nossa fonte ainda afirma que a marca alemã pode manter a versão topo de linha Highline. Como a versão custa R$ 127.490 atualmente, é possível que a Volkswagen faça ajustes na lista de equipamentos para oferecer preços mais baixos.
Sob o capô, o Volkswagen Polo conta atualmente com três opções de motor. As versões de entrada Track, Robust, Rock in Rio e MPI são equipadas com um motor 1.0 aspirado flex de 84 cv e 120 Nm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Logo acima, as versões TSI, Sense, Comfortline e Highline trazem o 1.0 turbo flex de 116 cv e 165 Nm, com câmbio manual de 5 marchas na versão TSI e automático de 6 marchas nas demais.
Já a versão esportiva GTS é a única que conta com o 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm, sempre com uma transmissão automática de 6 marchas. Com o fim de algumas versões, o modelo terá apenas duas combinações de motorização e câmbio, contra as quatro possíveis atualmente.