Veja quais montadoras têm isenção para importar veículos desmontados ao Brasil
Governo federal listou 16 montadoras habilitadas a importar veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos em formato CKD e SKD
Dezesseis montadoras, no total, conseguiram isenção para importar veículos desmontados ao Brasil. As cotas com alíquota zero abrangem somente veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in desmontados. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as empresas podem conseguir a permissão para quantas categorias quiserem.
O benefício, que vale por seis meses (até o fim de janeiro de 2026), de acordo com a Portaria Secex nº 420/2025, foi divulgado pelo MDIC na plataforma Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). A isenção, a princípio, contempla as seguintes montadoras: Audi, BMW, BYD, Caoa Chery, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Mercedes-Benz, Omoda & Jaecoo, Porsche, Renault, Toyota e Volvo.
Algumas fabricantes não usarão cotas
De todas as fabricantes citadas, apenas nove têm operação industrial no Brasil (ou planeja inauguração para breve). São elas: Audi, BMW, BYD, Caoa Chery, GWM, Honda, Hyundai, Renault e Toyota. Cabe explicar que, algumas, como Mercedes-Benz e Volvo, por exemplo, não devem usar a cota porque apenas importam carros e, outras, como GAC, por exemplo, apesar da vontade, não conseguiriam montar carro localmente em seis meses.
Em síntese, as fabricantes têm uma cota para importar montante equivalente a US$ 463 milhões (R$ 2,5 bilhões) - divididos entre todas - em kits de híbridos, híbridos plug-in e elétricos montados no formato completamente desmontado (CKD) ou semi-desmontado (SKD) com alíquota zero de imposto de importação.
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