Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tem carro novo sobrando nas lojas, mas preços não baixam

Montadoras estão suspendendo a produção por conta dos estoques elevados, mas isso não deve provocar redução nos preços; entenda o motivo

22 mar 2023 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários
Tem carro novo sobrando, mas os preços não baixam; entenda o motivo.
Tem carro novo sobrando, mas os preços não baixam; entenda o motivo.
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Nesta semana, quatro fabricantes de automóveis nacionais (Stellantis, Hyundai, General Motors e Volkswagen) comunicaram seus planos para interromper as atividades de suas linhas de produção temporariamente, como você viu aqui.

Problemas de fornecimento de componentes eletrônicos (semicondutores) ainda afetam algumas das montadoras, mas, desta vez, o principal motivo alegado são os altos estoques nos pátios das fábricas e das concessionárias. Ou seja, faltam compradores.

E não é para menos, basta lembrar que o automóvel mais barato do mercado atualmente (Fiat Mobi) está custando quase R$ 70 mil. Conforme você leu na coluna Observatório Automotivo, o custo elevado do produto, aliado ao empobrecimento da população em geral, a taxa de juros altíssima (com a consequente dificuldade de se obter crédito) e a estratégia global da maioria das montadoras de privilegiar veículos com maior rentabilidade (e mais caros) em detrimento daqueles que vendem maior volume contribuem para esse cenário.

É claro que existem outros fatores que devem ser levados em conta, como o famoso custo Brasil, a elevada carga tributária, a dificuldade de se modernizar os processos industriais etc., mas isso exige análise mais profunda.

O que interessa para o consumidor nesse momento é que mesmo com o estoque de carros novos elevado, o preço dos automóveis não deve baixar. Pior: essa estabilização deve seguir influenciando o preço dos seminovos e dos usados, que segue em alta pelo fato de o consumidor não conseguir adquirir um modelo 0 km.

Se os juros não baixarem e o acesso ao crédito seguir restrito, a tendência é que o cenário não mude tão cedo. Isso, porém, pode obrigar montadoras e concessionárias a adotarem estratégias para limpar seus pátios, uma vez que carro parado representa dinheiro perdido.

Algumas marcas já começaram a realizar promoções – a Hyundai, por exemplo, concedeu bônus superiores a R$ 4 mil no chamado HB20 Day. Então, se você tem planos para trocar ou adquirir um carro novo, a recomendação é aguardar uma eventual queda de juros ou ficar atento às ofertas que podem surgir (se você tiver dinheiro para pagar à vista).

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade