Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SUVs mais vendidos: T-Cross em primeiro, HR-V cai e Creta dispara

Lista de junho dos SUVs mais vendidos registrou estabilidade, quedas drásticas e até Chevrolet Tracker em alta mesmo com reestilização próxima

9 jul 2025 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Junho surpreendeu pelo fato de manter quatro dos dez SUVs mais vendidos do mês em posição estável. Além do líder T-Cross - intacto no topo da lista -, Toyota Corolla Cross, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus ficaram exatamente nos mesmos postos que ocuparam em maio. Alguns vendendo mais, outros menos.

VW T-Cross
VW T-Cross
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

De acordo com dados computados pela Fenabrave, associação dos concessionários do País, o mercado de SUVs no Brasil apresentou movimentações interessantes no mês passado, com destaque para as mudanças de posições do pódio. De maio para junho, o HR-V deu o segundo lugar para o Hyundai Creta, já o Jeep Compass registrou queda drástica - de terceiro para oitavo posto. Com isso, o Toyota Corolla Cross (que fechou na quarta posção do ranking) superou, novamente, o modelo da fabricante norte-americana na disputa entre os SUVs médios do mês. No acumulado do ano, o japonês se mantém à frente do rival.

Seguindo a lista, o quinto lugar ficou, surpreendentemente, com o Chevrolet Tracker. O SUV da GM, mesmo com a reestilização já batendo a porta (o que costuma espantar a clientela), vendeu bem e quase encostou nas 500 unidades.

Enquanto Fiat Fastback e Volkswagen Nivus mantêm suas posições de um mês para o outro e Compass desce, o Fiat Pulse se deu bem e pulou para nono lugar, com 3.823 unidades emplacadas. Em maio, o modelo sequer apareceu no top ten.

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Para fechar a lista dos dez SUVs mais vendidos do mercado nacional no sexto mês de 2025, aparece o Jeep Renegade. O utilitário teve 3.411 registros no período e chutou o Nissan Kicks para fora do pelotão. Talvez a segunda geração do modelo não tenha agradado tanto ao consumidor brasileiro, que queria um carro mais barato, sem ter que optar pela versão antiga Kicks Play. Por outro lado, talvez isso seja reflexo da mudança, e o cliente esteja esperando o carro se firmar, afinal, do antigo, só restou o nome.

Segundo pelotão

No segundo pelotão, que vai do 11º ao 20º lugar, a principal surpresa é o VW Tera. Evidentemente, o carro não chegaria em primeiro lugar logo no primeiro mês de vendas (até por conta de faturamento), mas o modelo veio com tudo e, inclusive, já deixou o consolidado GWM Haval H6 para trás. Respectivamente, o novato da VW e o modelo chinês venderam 2.555 e 2.497 unidades.

Tera iniciou vendas no Brasil em 5 de junho
Tera iniciou vendas no Brasil em 5 de junho
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Por falar em chinês, os modelos da Caoa Chery enfrentaram rejeição por parte do público de maio para junho. Para se ter ideia, o Tiggo 7 caiu de 3.211 para 2.589 unidades de um mês para o outro. Já o Tiggo 8 e o Tiggo 5X, respectivamente, registraram queda de 1.483 registros para 1.062, e de 1.257 para apenas 822 emplacamentos.

Confira o top ten das vendas de SUVs em junho de 2025:

  1. Volkswagen T-Cross: 8.629 unidades
  2. Hyundai Creta: 6.415
  3. Honda HR-V: 6.179
  4. Toyota Corolla Cross: 5.335
  5. Chevrolet Tracker: 4.993
  6. Fiat Fastback: 4.930
  7. Volkswagen Nivus: 4.731
  8. Jeep Compass: 4.546
  9. Fiat Pulse: 3.823
  10. Jeep Renegade: 3.411

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade