Stellantis bate recordes e já está "nadando em dinheiro"
Stellantis divulga resultados recordes em seu primeiro ano de operações com 11,8% de margem e € 13,4 bilhões de lucro líquido
A ideia de uma supermontadora de carros unindo mjarcas como Jeep, Fiat, Peugeot, Citroën, Maserati, Opel, Dodge, Ram e outras tinha tudo para dar certo. E está dando muito certo. Apenas um ano após o início de suas operações, a Stellantis já está literalmente "nadando em dinheiro". A empresa formada em 17 de janeiro de 2021, como resultado da fusão dos grupos PSA Peugeot Citroën e FCA Fiat Chrysler divulgou seu primeiro balanço.
O balanço global da Stellantis reporta receita líquida de € 152 bilhões, com alta de 14% em relação a período anterior equivalente. O lucro operacional ajustado quase dobrou para € 18 bilhões, com margem de 11,8% e todos os segmentos tendo desempenhos lucrativos. O lucro líquido alcançou € 13,4 bilhões, quase triplicando ano a ano.
A Stellantis tem um foco claro em agilidade de execução e revelou planos ambiciosos de eletrificação e software, com investimentos planejados de mais de € 30 bilhões até 2025 e parcerias robustas em tecnologia de bateria, materiais de bateria e desenvolvimento de software.
O relatório do grupo indica ainda fluxo de caixa industrial livre de € 6,1 bilhões, impulsionado principalmente por forte lucratividade e sinergias líquidas de caixa. Além disto, a Stellantis alcançou forte execução de sinergias com aproximadamente € 3,2 bilhões de benefício líquido de caixa. Os resultados são comparados ano a ano pelo critério pró-forma, que ajusta as demonstrações financeiras a 1º de janeiro de 2021.
Em 2021, a Stellantis lançou mais de 10 novos modelos, incluindo o Citroën C4, Fiat Pulse, DS 4, Jeep Grand Cherokee, Wagoneer, Commander, Maserati MC20, Opel Mokka, Opel Rocks-e e Peugeot 308. A empresa acelerou seu impulso comercial no segmento de veículos de baixa emissão (LEV), alavancando o portfólio que inclui vans médias movidas a célula de combustível de hidrogênio e a motores elétricos. As vendas globais de LEVs atingiram 388 mil unidades, 160% a mais do que no ano anterior.
Além disso, a empresa alcançou vendas recordes de picapes em todo o mundo com aproximadamente 1 milhão de unidades vendidas. Na América do Norte, o Jeep Wrangler 4xe foi o veículo elétrico híbrido plug-in mais vendido no varejo dos EUA por 2021. Na América do Sul, a Stellantis foi líder de mercado em 2021 com 22,9% de participação, e também foi líder em veículos comerciais com 30,9 % de quota de mercado.
Na Europa, a Stellantis foi líder de mercado em veículos comerciais com 33,7% de market share em 2021. O Peugeot 208 foi o veículo mais vendido na União Europeia e o Peugeot 2008 foi o número 1 no segmento B-SUV europeu. No Oriente Médio e África, os embarques consolidados aumentaram 6%, enquanto a participação de mercado cresceu na maioria dos principais mercados ano a ano. Na Índia e Ásia-Pacífico, a empresa se prepara para lançar o novo Citroën C3.
Na China, a Dongfeng Peugeot Citroën Automobile (DPCA), mais que dobrou suas vendas anuais em comparação com o ano anterior, com 100 mil unidades vendidas. A Stellantis expandiu também sua presença como distribuidor independente de autopeças, destacando-se no mercado de pós-vendas. A participação de mercado global da Maserati cresceu para 2,4%, sendo que na América do Norte e China a marca detém 2,9% e 2,7% de participação, respectivamente.
Liderança na América do Sul
A Stellantis liderou o mercado na América do Sul em 2021, sendo a primeira colocada nos mercados brasileiro e argentino. As vendas superaram 830 mil unidades, crescendo 48% sobre o ano anterior. As vendas somaram € 10,7 bilhões, com 8,3% de margem.
Os destaques na região foram o início de produção de vendas dos novos Fiat Pulse e Jeep Commander. A marca mais vendida no Brasil no ano foi a Fiat, que também posicionou a Fiat Strada como modelo líder de vendas no Brasil. Na Argentina, o modelo mais vendido no ano foi o Fiat Cronos.