PUBLICIDADE
AO VIVO
Terraiá ao vivo: assista ao show do Forró da Gota direto de Salvador

Seu carro demora a ligar? Saiba o que pode estar acontecendo

Especialista em mecânica listou 6 motivos que podem estar dificultando a partida do seu carro

15 nov 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Luciana Félix, especialista em mecânica, explica por que o carro demora a pegar
Luciana Félix, especialista em mecânica, explica por que o carro demora a pegar
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

A frustração de dar partida e o carro não pegar, é um problema com o qual muitos motoristas já se depararam. A sensação de girar a chave e esperar ansiosamente que o motor finalmente dê sinal de vida pode ser angustiante. Mas por que isso acontece?

“Isso pode acontecer por vários motivos”, diz a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix. A pedido do Guia do Carro, Luciana listou os principais motivos que podem estar dificultando a partida do seu carro:

Bateria descarregada - Uma bateria fraca ou descarregada é uma causa comum de dificuldades com a partida. Por isso, verifique a tensão da bateria e seu estado de carga, pois assim como outras peças do carro ela também tem vida útil.

Sistema de ignição - Problemas nos componentes do sistema de ignição, como velas de ignição ou bobinas, podem impactar a eficiência da combustão durante a partida. Aqui está o truque: com o tempo, essas velas podem desgastar e não produzir uma faísca forte o suficiente. É como uma pilha que fica fraca, e quando isso acontece o motor pode não ligar direito, causando problemas na hora de sair com o carro.

Combustível adulterado - Infelizmente é muito comum isso acontecer, e essa mistura criminosa pode prejudicar o motor e outras partes do seu carro, fazendo também com que demore para dar partida. Portanto, fique ligado se o problema apareceu depois do último abastecimento.

Sensores e sondas - Sensores de temperatura, posição do virabrequim ou oxigênio desempenham papéis cruciais na gestão do motor. Falhas nesses componentes podem levar a dificuldades na ignição.

Problemas no motor de partida - Falhas mecânicas no motor de partida, como engrenagens desgastadas, podem causar atrasos no processo de partida.

Bomba de combustível - O tempo de uso ou o fato de sempre abastecer com combustíveis adulterados, faz com que ela fique com baixa pressão e não injete o volume necessário de combustível no motor, resultando em dificuldade para dar partida.

Luciana Félix reforça ainda, que caso seu veículo apresente dificuldade para dar partida, você procure uma oficina de sua confiança para realizar os reparos necessários.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade