PUBLICIDADE

T-Cross, Polo, Nivus, Virtus e Taos terão motor 1.5 híbrido em 2025

Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos confirma a chegada do novo motor 1.5 turbo híbrido flex, que vai equipar toda a linha Volkswagen

14 nov 2023 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
T-Cross, Polo, Virtus e Nivus ganharão motor 1.5 turbo híbrido flex
T-Cross, Polo, Virtus e Nivus ganharão motor 1.5 turbo híbrido flex
Foto: VW / Guia do Carro

A Volkswagen terá um novo motor no Brasil em breve. Além dos lançamentos previstos para os próximos anos no país, a montadora alemã vai produzir o novo motor 1.5 TSI em sua fábrica de São Carlos, SP. A novidade equipará modelos como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos.

As informações foram divulgadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. Em comunicado divulgado nesta semana, a entidade afirma que aprovou junto à Volkswagen um novo acordo coletivo de trabalho válido até 2028.

Dentre as novidades, o acordo garante mais investimentos na unidade fabril para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2. Ele substituirá o atual motor 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor no início de 2025.

Motor 1.5 turbo da Volkswagen
Motor 1.5 turbo da Volkswagen
Foto: VW / Guia do Carro

Na Europa, esse propulsor estreou em 2016 no Golf de sétima geração, substituindo justamente o 1.4 turbo. Assim como o atual motor, ele também oferece 150 cv e 250 Nm, mas com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável.

Outra vantagem do novo motor 1.5 turbo é a possibilidade de atuar em conjunto com tecnologias híbridas, tanto leves ou até mesmo plug-in. Além disso, a Volkswagen deve prepará-lo para ser flex, funcionando tanto com gasolina como etanol.

Volkswagen Taos
Volkswagen Taos
Foto: VW / Guia do Carro

A aplicação do motor deve ser semelhante a atual, inicialmente apenas a combustão. Com isso, é esperado que o 1.5 TSI equipe as versões Exclusive do Virtus, Highline do T-Cross, GTS do Polo e a ainda inédita versão esportiva do Nivus. Já o Taos pode ser o primeiro híbrido-flex da marca alemã na América Latina, chegando posteriormente.

Volkswagen Taos: já dirigimos o SUV na pista de testes:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade