Renault que acelera a 254 km/h deve chegar ao Brasil em 2014
Com 265 cavalos de potência, Megane R.S. deve abrir a gama para modelos importados
A Renault do Brasil começa uma nova fase para sua gama de produtos no Brasil em 2014. Atualmente, a montadora oferece apenas veículos fabricados regionalmente (Argentina ou Brasil), mas este cenário deve mudar. O primeiro modelo importado a desembarcar será o Megane R.S., hatch preparado pela divisão esportiva da marca, com velocidade máxima de 254 km/h e aceleração a 100 km/h em 6s.
A fabricante diz que a importação ainda está em estudo, mas dois carros já estão no Brasil para testes de receptividade e o martelo sobre quais as versões a serem oferecidas deve ser batido em setembro ou outubro. Outro modelo bem cotado para chegar ao mercado nacional é o Captur - também esperado para o primeiro semestre do próximo ano. Ambos devem entrar na cota de 9,6 mil carros que a empresa pode importar sem acréscimo de IPI, segundo o Inovar-Auto.
O Megane R.S. já está disponível na Argentina e é vendido na França por cerca de 32 mil euros, ou seja, no Brasil o preço deve ficar acima de R$ 100 mil. Com motor 2.0 l turbo de 265 cavalos de potência, o hatch tem mais do que “toques” esportivos e apresenta um novo degrau na linha esportiva que conta com o Fluence GT e o Sandero GT Line no País.
Por fora, o modelo ganhou para-lamas maiores, rodas de 18 ou 19 polegadas, ampla grade de entrada de ar, difusor e spoiler traseiro, e lâmpadas diurnas de LED integradas no para-choque dianteiro. Entre os itens de conforto, estão ar-condicionado automático de duas zonas, duas opções de GPS e sistema de áudio.
A esportividade e potência são acompanhadas de itens de segurança como indicadores visuais de aperto dos cintos de segurança nos 5 lugares, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, faróis direcionais bixenon, acendimento automático dos faróis e limpadores do para-brisa, limitador-regulador de velocidade, ESP com função de controle de subesterço e assistência à frenagem de emergência, além de freios Brembo.
A Renault estuda duas versões para o mercado nacional: Sport e Cup. As diferenças estão principalmente nos ajustes de suspensão, pneus e no sistema de telemetria de série que agregam mais esportividade à versão Cup. De acordo com a fabricante, ambos estariam na mesma faixa de preço, mas ainda não está definido se virão ao Brasil as duas versões ou apenas uma.
O jornalista viajou a convite da Renault.