Ram faz movimento perigoso, copia a Fiat (de novo) e terá picape “chinesa”
Stellantis revela imagem de nova caminhonete e promete “uma novidade incrível para a região” esta semana (deve ser a Titano da Ram)
A supermontadora Stellantis, por meio de sua marca de picapes Ram, promete “uma novidade incrível para a região” esta semana. Junto com a promessa, revelou parte do frontal da inédita caminhonete que irá produzir na Argentina. O anúncio será feito pelo CEO da Stellantis, Emanuelle Cappellano, na noite do dia 13 no Allianz Park, em São Paulo.
Porém, ao que tudo indica, a inédita picape não será tão inédita, mas sim uma versão do Fiat Titano, modelo que passou a ser produzido em Cordoba, na Argentina. Portanto, a nova picape da Stellantis – ainda sem nome divulgado – será o segundo veículo da Fiat copiado pela Ram. O primeiro foi o Fiat Toro, que originou o Ram Rampage.
Apesar do ganho de escala com a produção de duas picapes na mesma fábrica, o movimento da Ram é visto como “perigoso” por duas fontes ouvidas pelo Guia do Carro, da área de consultoria automotiva. O “perigo” seria a perda de posicionamento da Ram como marca de picapes superiores e aspiracionais.
“É um movimento natural da Stellantis, para reduzir o custo de produção da planta de Córdoba, mas há um perigo aí, que é descaracterizar a marca”, disse uma das fontes. “Deve ser a Titano da Ram, como a Rampage é a Toro da Ram, mas nessa categoria a compra é mais racional do que nas picapes full size, então o preço não pode subir demais”, comentou outra fonte.
No caso da picape Rampage, a Ram fez uma caminhonete mais longa e com acabamento mais sofisticado do que a Toro. Há ainda um motor de 272 cv não disponível no modelo da Fiat. No caso da nova picape – que vai competir com caminhonetes tradicionais do segmento D –, as versões de entrada devem usar o mesmo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv que equipa o Fiat Titano.
Mas o próprio motor 2.0 de 272 cv deve estar presente da nova picape da Ram. A ideia da Stellantis é criar uma barreira para o avanço do Ford Ranger, do Chevrolet S10 (que terá parceria da Hyundai na futura geração) e do Volkswagen Amarok (em fase final de desenvolvimento). Não deixa de ser, entretanto, uma picape de origem chinesa, como é o Fiat Titano.
Para o padrão de expectativa dos clientes Ram, acostumados com as superpicapes 1500, 2500 e 3500, é quase como criar uma submarca dentro da própria Ram. Segundo o site Autos Segredos, a nova picape vai se chamar Ram 1200 e o interior será copiado da caminhonete chinesa Changan Hunter. Se for confirmado, será um painel muito diferente das picapes Rampage, 1500, 2500 e 3500.