Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv

Ferrari revela chassi e tecnologias do seu primeiro carro elétrico; superesportivo inédito estreia em 2026 e chegará a 310 km/h de máxima

9 out 2025 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Foto: Ferrari/Divulgação

A Ferrari deu início à primeira fase de apresentação do Elettrica, seu primeiro carro elétrico. Durante o evento Capital Markets Day, no qual a Ferrari divulga seu balanço financeiro anual, a marca italiana mostrou os principais componentes do projeto e o chassi. O novo Ferrari Elettrica chegará ao mercado em meados do ano que vem e terá mais de 1.000 cv e chegará a 310 km/h de velocidade máxima.

Tecnologia de Fórmula 1 e estrutura sustentável

De acordo com a marca italiana, o Ferrari Elettrica é resultado de mais de uma década de pesquisa em eletrificação, iniciada ainda em 2009 com sistemas híbridos derivados da Fórmula 1. Desde o protótipo 599 HY-KERS até o SF90 Stradale e o 296 GTB, a marca acumulou conhecimento que agora culmina no seu primeiro carro totalmente elétrico.

O chassi e a carroceria usam 75% de alumínio reciclado, reduzindo cerca de 6,7 toneladas de gás carbônico por unidade produzida. No total, são mais de 60 patentes registradas em torno do projeto.

Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Foto: Ferrari/Divulgação

Arquitetura inovadora e centro de gravidade ultra baixo

A estrutura do Elettrica foi totalmente desenvolvida em Maranello. A bateria é integrada ao piso do veículo, com 85% dos módulos na parte mais baixa, garantindo um centro de gravidade 80 mm inferior ao de um modelo a combustão. 

A posição de condução foi deslocada para frente, inspirada nos berlinettas de motor central, e a distância entre eixos curta ajuda a maximizar a agilidade. A Ferrari também criou o primeiro subchassi mecânico amortecido da marca, projetado para reduzir ruídos e vibrações sem sacrificar a rigidez estrutural.

Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Foto: Ferrari/Divulgação

Potência elétrica desenvolvida em Maranello

O sistema de propulsão do Elettrica conta com quatro motores elétricos, dois em cada eixo, produzidos inteiramente pela Ferrari. O eixo dianteiro gera 210 kW (286 cv) e pode ser desligado para priorizar eficiência, transformando o carro em tração traseira. O eixo traseiro atinge 620 kW (843 cv), e ambos operam com 93% de eficiência energética.

Juntos, eles oferecem 830 kW (1.128 cv) de potência e 990 Nm de torque combinados. O desempenho é digno dos superesportivos a combustão da Ferrari: 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e 310 km/h de velocidade máxima.

Bateria estrutural e refrigeração

Projetada e montada em Maranello, a bateria de 800 V é parte estrutural do veículo e é distribuída em 15 módulos (210 células em série no total). A distribuição de peso é de 47% no eixo dianteiro e 53% no traseiro. Além disso, o modelo ainda conta com um sistema de refrigeração que usa placas e dutos integrados para manter a temperatura uniforme e ampliar a durabilidade.

Flagra do novo Ferrari elétrico em testes na Itália
Flagra do novo Ferrari elétrico em testes na Itália
Foto: Derek Cornelissen/Reprodução @derek.photography/Instagram

Modos, dinâmica e suspensão

O futuro Ferrari Elettrica contará com três modos de condução: Range, Tour e Performance. De acordo com o modo selecionado, variam a potência disponível, o número de eixos ativos (RWD ou AWD) e o desempenho. Também há um controle específico (Manettino), que controla os sistemas dinâmicos de tração e controle de estabilidade.

Ao contrário dos paddle-shifts tradicionais – como o Ferrari Elettrica não possui marchas físicas – as aletas atrás do volante oferecem cinco níveis de torque/potência na direita e a alavanca esquerda reproduz desaceleração progressiva na frenagem. O superesportivo elétrico também terá a terceira geração da suspensão ativa 48 V já vista no Purosangue e aperfeiçoada no F80.

Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Foto: Ferrari/Divulgação

Som autêntico e próximos passos

A Ferrari rejeitou a ideia de sons artificiais. Em vez disso, o Elettrica amplifica vibrações mecânicas reais do motor elétrico, captadas por sensores instalados no eixo traseiro. De acordo com a marca, o resultado é um som genuíno que muda conforme o torque e a resposta do carro — como acontece em motores V8 ou V12, mas com um timbre elétrico próprio.

A Ferrari confirmou que deve revelar a prévia do interior do seu superesportivo elétrico no início de 2026. Alguns meses depois, na primavera europeia, ocorrerá a estreia mundial do Ferrari Elettrica.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade