Primeiro elétrico da Ferrari chegará em 2026 com mais de 1.000 cv
Ferrari revela chassi e tecnologias do seu primeiro carro elétrico; superesportivo inédito estreia em 2026 e chegará a 310 km/h de máxima
A Ferrari deu início à primeira fase de apresentação do Elettrica, seu primeiro carro elétrico. Durante o evento Capital Markets Day, no qual a Ferrari divulga seu balanço financeiro anual, a marca italiana mostrou os principais componentes do projeto e o chassi. O novo Ferrari Elettrica chegará ao mercado em meados do ano que vem e terá mais de 1.000 cv e chegará a 310 km/h de velocidade máxima.
Tecnologia de Fórmula 1 e estrutura sustentável
De acordo com a marca italiana, o Ferrari Elettrica é resultado de mais de uma década de pesquisa em eletrificação, iniciada ainda em 2009 com sistemas híbridos derivados da Fórmula 1. Desde o protótipo 599 HY-KERS até o SF90 Stradale e o 296 GTB, a marca acumulou conhecimento que agora culmina no seu primeiro carro totalmente elétrico.
O chassi e a carroceria usam 75% de alumínio reciclado, reduzindo cerca de 6,7 toneladas de gás carbônico por unidade produzida. No total, são mais de 60 patentes registradas em torno do projeto.
Arquitetura inovadora e centro de gravidade ultra baixo
A estrutura do Elettrica foi totalmente desenvolvida em Maranello. A bateria é integrada ao piso do veículo, com 85% dos módulos na parte mais baixa, garantindo um centro de gravidade 80 mm inferior ao de um modelo a combustão.
A posição de condução foi deslocada para frente, inspirada nos berlinettas de motor central, e a distância entre eixos curta ajuda a maximizar a agilidade. A Ferrari também criou o primeiro subchassi mecânico amortecido da marca, projetado para reduzir ruídos e vibrações sem sacrificar a rigidez estrutural.
Potência elétrica desenvolvida em Maranello
O sistema de propulsão do Elettrica conta com quatro motores elétricos, dois em cada eixo, produzidos inteiramente pela Ferrari. O eixo dianteiro gera 210 kW (286 cv) e pode ser desligado para priorizar eficiência, transformando o carro em tração traseira. O eixo traseiro atinge 620 kW (843 cv), e ambos operam com 93% de eficiência energética.
Juntos, eles oferecem 830 kW (1.128 cv) de potência e 990 Nm de torque combinados. O desempenho é digno dos superesportivos a combustão da Ferrari: 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e 310 km/h de velocidade máxima.
Bateria estrutural e refrigeração
Projetada e montada em Maranello, a bateria de 800 V é parte estrutural do veículo e é distribuída em 15 módulos (210 células em série no total). A distribuição de peso é de 47% no eixo dianteiro e 53% no traseiro. Além disso, o modelo ainda conta com um sistema de refrigeração que usa placas e dutos integrados para manter a temperatura uniforme e ampliar a durabilidade.
Modos, dinâmica e suspensão
O futuro Ferrari Elettrica contará com três modos de condução: Range, Tour e Performance. De acordo com o modo selecionado, variam a potência disponível, o número de eixos ativos (RWD ou AWD) e o desempenho. Também há um controle específico (Manettino), que controla os sistemas dinâmicos de tração e controle de estabilidade.
Ao contrário dos paddle-shifts tradicionais – como o Ferrari Elettrica não possui marchas físicas – as aletas atrás do volante oferecem cinco níveis de torque/potência na direita e a alavanca esquerda reproduz desaceleração progressiva na frenagem. O superesportivo elétrico também terá a terceira geração da suspensão ativa 48 V já vista no Purosangue e aperfeiçoada no F80.
Som autêntico e próximos passos
A Ferrari rejeitou a ideia de sons artificiais. Em vez disso, o Elettrica amplifica vibrações mecânicas reais do motor elétrico, captadas por sensores instalados no eixo traseiro. De acordo com a marca, o resultado é um som genuíno que muda conforme o torque e a resposta do carro — como acontece em motores V8 ou V12, mas com um timbre elétrico próprio.
A Ferrari confirmou que deve revelar a prévia do interior do seu superesportivo elétrico no início de 2026. Alguns meses depois, na primavera europeia, ocorrerá a estreia mundial do Ferrari Elettrica.